Capa » Cultura Viva » Sarau de Boteco celebra três anos de vida com lançamento de Canhenho de poemas
Sarau de Boteco celebra três anos de vida com lançamento de Canhenho de poemas
Uma das edições do Sarau de Boteco (Foto Marina Barbim/Divulgação)

Sarau de Boteco celebra três anos de vida com lançamento de Canhenho de poemas

Um projeto totalmente independente, o Sarau de Boteco, celebra três anos de vida neste dia 21 de novembro, e em grande estilo. Aproveitando a ocasião, o produtor cultural, poeta e cordelista paraibano, radicado em Campinas, Samuel Monteiro, lança o Canhenho de Poemas do Sarau de Boteco.

A publicação, também realizada de forma independente, conta com a participação dos 34 poetas e poetisas que passaram por cada uma das edições anteriores. Alguns dos registros dos fotógrafos e fotógrafas que participam ou participaram dos registros também poderão ser conferidos na produção especial.

Ao decidir pelo título, incomum, no meio literário, Samuel sabia que chamaria a atenção. Afinal, por quê uma coletânea ou antologia? A ideia, segundo ele, era justamente aproximar ainda mais os artistas dos leitores. Este registro literário precisar tão íntimo quanto um registro de memórias e de boas recordações, tais como anotações num diário.

O idealizador, Samuel de Monteiro (Foto Vinicius Novaes/Divulgação)

O idealizador, Samuel de Monteiro (Foto Vinicius Novaes/Divulgação)

O Sarau de Boteco faz parte dos movimentos culturais independentes, que acontecem na Região Metropolitana de Campinas, de forma orgânica e que envolve artistas locais, dando-lhes visibilidade, espaço e voz.

Desde a primeira edição, em novembro de 2016, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, o Sarau segue o mesmo ritual, com uma cantiga entoada pelo curador do projeto e repetida verso a verso pelos presentes. O mais inusitado do projeto é que todo este movimento artístico e poético acontece num bar tradicional de Campinas, no Cultura de Bar. O público, entre petiscos e bebericos, reduzem o tom da prosa e ficam atentos, aos e às poetas, músicos autorais que passam pelos microfones do Sarau. Ao longo destes três anos, mais de 200 artistas se apresentaram no projeto.

O Sarau de Boteco tem algumas tradições, como por exemplo: a cada edição convidar um artista local para ser celebrado e um marcador de páginas é desenvolvido e distribuído ao público com algum registro do artista do mês. Uma vez por ano, algum grande nome da literatura é homenageado. Os anteriores foram Manoel de Barros e Hilda Hilst, para 2020, a ideia é celebrar a obra de Cora Coralina e 2021, de Carlos Drummond de Andrade.

Na próxima edição, está prevista a presença de vários dos e das poetas das edições anteriores celebrando os três anos de vida do projeto.

SERVIÇO:

Sarau de Boteco: sarau poético e artístico iniciado em novembro de 2016, com edições mensais, sempre as terceiras quintas-feiras, entre 19h e 22h. A cada edição um artista é convidado e entre suas apresentações o microfone é aberto e democrático.

Dia: 21 de novembro, quinta-feira

Local: Cultura de Bar, Rua Emílio Henking, 471, Bonfim – Campinas (SP)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.