Capa » Cultura Viva » Nem Sangue Nem Areia escolhe samba de 2020 no dia 16 de janeiro
Nem Sangue Nem Areia escolhe samba de 2020 no dia 16 de janeiro
Um dos últimos desfiles do Nem Sangue Nem Areia, pela história do Carnaval de rua na Vila Industrial (Foto Adriano Rosa)

Nem Sangue Nem Areia escolhe samba de 2020 no dia 16 de janeiro

O Nem Sangue Nem Areia, mais tradicional bloco carnavalesco de Campinas em atividade, apresentará em 2020 o enredo “Óia o Trem”, como um tributo aos ferroviários e as ferrovias que tanto contribuíram para a história da cidade. No dia 16 de janeiro acontecerá a escolha do samba-enredo, a partir das 20 horas, no Tonico´s Boteco, na rua Barão de Jaguara, 1373.

Reduto do samba campineiro, o Tonico´s, como ocorre há 12 anos, será então o palco onde compositores disputarão a chance de defender sua música durante o desfile do Nem Sangue Nem Areia. A festa terá animação da banda Mesa de Bar, com couvert a R$ 20. “Alegria é Coisa Séria!”, avisam os organizadores do evento e idealizadores do Nem Sangue Nem Areia.

Criado em 1946, “Nem Sangue Nem Areia” completa 74 anos em 2020, e hoje é o mais antigo bloco de Campinas. Ele deixou de desfilar em 1976 e voltou às ruas em 2009, quando desde então realiza seu Carnaval de bairro no estilo mais tradicional possível.

Entre os responsáveis por manter viva a tradição estão os jornalistas Paulo Reda, Roberto Cardinalli e Eric Iamarino, que sempre homenageiam um dos fundadores, Helder Bittencourt, também responsável pela volta do bloco.

Entre as décadas de 1940 e 1970, durante o Carnaval as ruas da Vila Industrial serviam como cenário para o desfile de um dos mais tradicionais blocos da história de Campinas, o Nem Sangue nem Areia, uma referência ao filme Sangue e Areia, que estreou em 1941, estrelado pelo galã Tyrone Power.

A inspiração para o nome veio assim da influência da produção hollywoodiana e do fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava matadouros e curtumes, o que fazia com que a passagem de rebanhos de gado pelo bairro fosse uma cena comum.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.