Capa » Cultura Viva » City Banda faz homenagem a Carlos Gomes no Carnaval 2020
City Banda faz homenagem a Carlos Gomes no Carnaval 2020
Mais de 60 mil foliões nos 25 anos da City Banda, em 2019 (Foto Martinho Caires)

City Banda faz homenagem a Carlos Gomes no Carnaval 2020

O desfile da City Banda no Carnaval de 2020 será aberto com os acordes iniciais da ópera “O Guarani” e a apresentação de um boneco gigante do compositor campineiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896), assinado pela artista plástica Luciane Kunde Borges. Carlos Gomes será portanto o homenageado neste ano pela City Banda, como forma de marcar os 150 anos da apresentação de “O Guarani” no teatro Alla Scalla de Milão. Outra atração da “Confederação de Blocos”, no desfile do dia 15 de fevereiro, a partir das 14 horas, na Praça da Arautos da Paz, é o trio elétrico comandado por Montone, ao lado de Walbão, Niva e da cantora convidada, Bruna Volpi.

Como lembra o diretor-fundador da City Banda, Paulo Lima, o sucesso da exibição de “O Guarani” em Milão foi o impulso definitivo para projetar o nome do maestro, músico e compositor Carlos Gomes em esfera internacional. Com o tributo no desfile de 2020, completa Lima, a City Banda manifesta “o respeito e simbiose de nossas raízes da música popular com nossa música erudita”.

Paulo Lima e José de Oliveira: sempre superando muitos obstáculos para colocar a City Banda na rua (Foto Martinho Caires)

Paulo Lima e José de Oliveira: sempre superando muitos obstáculos para colocar a City Banda na rua (Foto Martinho Caires)

Sambista Bruna Volpi –  “Eu sempre fui amante do Carnaval. Dos sambas, da festa em si, dos desfiles na avenida, de toda essa alegria. Sempre me encantei com os puxadores de samba-enredo e confesso que demorei a me imaginar neste lugar, geralmente ocupado por homens. Chega a ser uma alegria eufórica. E puxar os sambas pelo terceiro ano consecutivo já me permite sentir como parte da família City Banda. Eu nasci para fazer o povo pular, sambar e se unir e festejar”, afirma Bruna Volpi, convidada pela City para novamente participar do trio elétrico.

Durante o Carnaval, Bruna Volpi também faz shows no Tênis Clube de Campinas (dias 16 e 21 de fevereiro), no Clube Valinhense, em Valinhos (dia 22), e no tradicional Bar Brahma, na capital paulista (dia 24 de fevereiro). Dona de uma voz poderosa, Bruna Volpi precisou derrubar os estereótipos do gênero para conseguir o respeito como sambista e de sambistas. Dona de cabelão longo e liso com luzes douradas e de grandes olhos verdes, ela teve que estudar e se preparar muito para abraçar as mais profundas raízes do ritmo afro-brasileiro para conquistar o respeito e a consagração nessa família musical.

A banda da City, de novo compartilhando o talento com a multidão  (Foto Martinho Caires)

A banda da City, de novo compartilhando o talento com a multidão (Foto Martinho Caires)

26 anos de alegria – Em 2020 a City Banda completa 26 anos de desfiles. Tudo começou em uma tarde/noite de 1994, em uma mesa do tradicional City Bar, no festeiro bairro do Cambuí. No primeiro desfile, em 1995, foram não mais que 500 foliões. No ano seguinte já foram mais de 4 mil e o número não parou de crescer. Em 2019, mais de 6o mil foliões participaram da festa no seu novo endereço.

Durante 22 anos o desfile da City Banda aconteceu nas ruas do Cambuí e sempre terminava no Centro de Convivência Cultural. Com o tempo, as ruas do Cambuí ficaram pequenas para receber a multidão de foliões e a partir de 2017 o desfile da City Banda passou a acontecer na Praça Arautos da Paz, no bairro Taquaral, cuja geografia é capaz de receber os milhares de adeptos. Foram 50 mil foliões no Carnaval de 2018.

Ao longo de sua trajetória, a City Banda fez homenagens memoráveis a verdadeiras lendas do samba. Entre outros, a City Banda já rendeu tributo a Jamelão. Mais recentemente, têm sido feitas homenagens a expressões locais do samba, como a cantora Ilcéi Mirian e o bloco Nem Sangue Nem Areia. Existe uma permanente preocupação, portanto, em contribuir para a preservação e valorização das mais legítimas matrizes culturais afro-brasileiras. Em 2019 os homenageados foram os próprios fundadores da City Banda, na mesa 10 do City Bar: os próprios Paulo Lima e José de Oliveira (líderes históricos do bloco, ou Confederação de Blocos) e também Geraldo Jorge, Edmilson Siqueira e Tadeu Costa.

O imenso valor cultural da City Banda vem sendo reconhecido em várias instâncias. O projeto “City Banda 25 anos”, por exemplo, foi aprovado no final de 2018 pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, do governo de São Paulo. A viabilização do projeto depende da captação – atualmente em curso – junto a empresas de Campinas, com isenção de ICMS.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.