Capa » CampinasCulturalNaoPara » Dica da ASN: Synnöve Hilkner, fineza indignada no traço
Dica da ASN: Synnöve Hilkner, fineza indignada no traço
A artista visual Synnöve Hilkner (Foto Arquivo Pessoal)

Dica da ASN: Synnöve Hilkner, fineza indignada no traço

#CampinasCulturalNaoPara

Das tragédia de Brumadinho e Mariana às queimadas na Amazônia, dos absurdos presidenciais contemporâneos aos estragos das fake news, das lutas das mulheres à batalha mundial contra a pandemia de Covid-19. Todos os grandes fatos da história recente do Brasil e do mundo têm recebido a atenção e o foco da fineza (e da indignação) do traço de Synnöve Hilkner em suas charges na Agência Social de Notícias, para quem colabora desde abril de 2018 – há dois anos, portanto.

Pintora, cartunista, escultora, Synnöve é uma artista de múltiplas linguagens que se destaca cada vez mais no cenário local, nacional e internacional. Presente em exposições de artes plásticas individuais e coletivas, também é assídua nos principais salões de humor pelo planeta.

Synnöve Hilkner, o troféu do Prêmio no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e a escultura de Maria Bethânia (Foto José Pedro S.Martins)

Synnöve Hilkner, o troféu do Prêmio no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e a escultura de Maria Bethânia (Foto José Pedro S.Martins)

Em março de 2019, foi a artista homenageada na mostra Batom, Lápis e Humor, evento da programação do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No mesmo ano, em agosto, foi a vencedora do Salão – o principal do gênero em âmbito internacional – na categoria Escultura,  com uma caricatura em três dimensões de Maria Bethânia.

Não há limites, nem fronteiras, para a criatividade de Synnöve Hilkner. Nascida na Finlândia, e residente há muitos anos no Brasil, Synnöve reflete em sua obra o diálogo multicultural que marca a sua biografia.

Suas raízes estavam evidentes, por exemplo, na Exposição Solitude em Movimento, que apresentou em julho de 2016 no Espaço Carlos Gomes da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas. Na mostra, criou um mundo novo, de cores transbordando da paleta e das telas, em azul de vários matizes, vermelho profundo e verde vibrante.

Coronavírus - II (Por Synnöve Hilkner)

Coronavírus – II (Por Synnöve Hilkner)

Formada em Comunicação Social pela PUC-Campinas, vem se dedicando às artes visuais desde 1992, buscando aperfeiçoamento com mestres como Paulo Branco, Vera Ferro e Gonzalo Cárcamo.

Veja as charges de Synnöve na Agência Social de Notícias: http://agenciasn.com.br/?s=Synn%C3%B6ve

Mais sobre o seu trabalho no Facebook: https://www.facebook.com/synnove.hilkner

Quem deu a dicaA Agência Social de Notícias (ASN) é uma organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Fundada em 2014, já recebeu os prêmios Nacional de Jornalismo em Seguros, Prêmio Jornalista Tropical, Prêmio INEP de Jornalismo e duas vezes o Prêmio FEAC de Jornalismo. Também recebeu Menção Honrosa do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.