Capa » Contra o Coronavírus » Coronavírus pelo mundo: Vozes da resistência – Final (Brasil)
Coronavírus pelo mundo: Vozes da resistência – Final (Brasil)
Aldeia Guarani em Bertioga: povos indígenas resistem (Foto Luciana Ahamy)

Coronavírus pelo mundo: Vozes da resistência – Final (Brasil)

Por Fábio Gallacci
Especial para a Agência Social de Notícias
Campinas, 28 de maio de 2020
(Nona e última reportagem da série com depoimentos de cidadãos moradores de vários países, sobre os impactos da pandemia.)
BRASIL
Luciana Ahamy – indígena da etnia Guarani M’bya – Campinas
(POVOS INDÍGENAS MASSACRADOS E AGORA EM RISCO COM PANDEMIA. CULTURA INDÍGENA DEVE SER PRESERVADA E VALORIZADA. TERRITÓRIOS PRECISAM SER DEMARCADOS.)
Dados de 28 de maio de 2020, 18 horas de Brasília)

Dados de 28 de maio de 2020, 18 horas de Brasília)

“Sou guerreira da etnia Guarani M’bya. Nasci em Juquitiba, na Aldeia Rio Silveiras, em Bertioga (SP). Vivo em Campinas há dois anos. O coronavírus, infelizmente, já chegou em algumas comunidades indígenas e, mais um vez, o nosso povo não recebe nenhuma atenção, como nunca recebeu.
O maior problema é a demarcação de nossas terras. Somos massacrados para que essas áreas sejam invadidas. A falta de atenção facilita que o vírus entre e mate o nosso povo, nossos anciões e nada vai ser feito. Somos tratados como se não existíssemos e assim continua desde sempre.
Luciana Ahamy: nhanderu Tupã está à frente (Foto Luciana Ahamy)

Luciana Ahamy: nhanderu Tupã está à frente (Foto Luciana Ahamy)

Infelizmente, nossos anciões, nossos sábios, irão morrer e em algum momento nossa cultura pode morrer junto com eles. Ao mesmo tempo, os mais jovens estão sendo obrigados a sair de suas comunidades.
Antes, tudo nos era ensinado em volta da fogueira. Hoje, nossos jovens têm que sair para aprender e, com isso, saber como lutar pelo seu povo. Mas eles acabam perdendo algo mais valioso, que é nossa cultura.
Demarcação de territórios indígenas é prevista na Constituição (Foto Luciana Ahamy)

Demarcação de territórios indígenas é prevista na Constituição (Foto Luciana Ahamy)

Nada está sendo feito (em relação ao avanço do coronavírus nas áreas indígenas), pelo menos não por quem deveria fazer e nos proteger. Nós indígenas sempre lutamos. Acordamos lutando e dormimos em alerta. Assim, seguimos a nossa vida sempre lutando. Tem muitos djuruas (pessoas não-indígenas) que abraçam a causa, mas enquanto os engravatados não olharem para os nativos como iguais, toda a ajuda vem quase engatinhando.
Somos 305 povos no Brasil, com mais de 200 línguas diferentes.
As pessoas podem ajudar começando a entender o nosso povo. Estou triste, mas com a sabedoria dos mais velhos, entendo que em tudo o que acontece o grande espírito esta à frente. Esse vírus veio para mostrar que somos todos iguais, ele não escolhe o branco ou o negro, o indígena, o rico, o pobre. Ele não vê se você mora em uma mansão ou em um barraco. Ele está aí para mostrar que hoje nos igualamos. Meu sentimento é de tristeza pelas pessoas que, mesmo com tudo que está acontecendo, ainda se acham melhores que os outros. Tristeza pela falta de humildade e caridade do ser humano.
Covid-19 e mais uma ameaça a povos indígenas (Foto Luciana Ahamy)

Covid-19 e mais uma ameaça a povos indígenas (Foto Luciana Ahamy)

Estou longe de tudo que representa o sagrado para mim. Família, amor… Estou longe dos meus filhos, dos meus netos, da minha aldeia, mas falo com meus filhos e netos quase todos os dias e fico feliz por eles estarem bem.
Falar do presidente Jair Bolsonaro em meio a essa pandemia é fácil: pessoa despreparada, sem limites. Mas nhanderu Tupã está  à frente. Ele sabe de todas as coisas.
Para as demais pessoas eu peço que conheçam nossa cultura. Somos 305 povos no Brasil, com mais de 200 línguas diferentes. Aprendam mais sobre os povos indígenas, entendam que somos povos protetores das matas, não desmatamos, não matamos sem necessidade. Não invadam nossas terras. Vocês irão entender em um futuro próximo que o indígena sabe mais da vida e de sobrevivência do que vocês possam imaginar. Vão entender que o mundo só vai sobreviver através do olhar e da cultura indígena. Nos ajude a manter nossos territórios.”
Com foto de João Paulo Ramos

Com foto de João Paulo Ramos

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.