Capa » CampinasCulturalNaoPara » Orquestra Anelo lança vídeo com Gabriel Grossi, um dos melhores gaitistas do Brasil
Orquestra Anelo lança vídeo com Gabriel Grossi, um dos melhores gaitistas do Brasil
Gabriel Grossi, novo convidado especial da Orquestra Anelo (Foto Guito Moreto)

Orquestra Anelo lança vídeo com Gabriel Grossi, um dos melhores gaitistas do Brasil

A Orquestra Anelo, maior grupo instrumental ligado ao Instituto Anelo, uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música no distrito do Campo Grande, em Campinas (SP), estreia no dia 25 de março, às 20h, no YouTube, o vídeo com a música “Todas Direções”, que tem a participação especial do aclamado gaitista Gabriel Grossi, considerado um dos melhores harmonicistas do Brasil.

“Todas Direções” é uma composição de Gabriel Grossi em parceria com Guilherme Ribeiro, regente da Orquestra Anelo. Gravado remotamente, o vídeo traz um novo arranjo de Ribeiro para a música, que originalmente faz parte do disco “Urbano”, lançado por Grossi em 2013.

A edição de imagens é de Julia Mazzotti Toledo, pianista e produtora da Orquestra Anelo, e a mixagem de som é de Vinadhara Wassuprem, guitarrista, violonista, arranjador, compositor e técnico de som que faz parte do grupo Ungambikkula.

O lançamento no YouTube será precedido por uma live com as participações de Guilherme Ribeiro, Vinadhara Wassuprem, Julia Toledo e Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, além do próprio Gabriel Grossi (lista de convidados sujeita a alterações).

BIOGRAFIA

Com uma bem-sucedida carreira solo dentro e fora do país, o gaitista Gabriel Grossi foi integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas.

Tem 12 discos próprios, além de gravações e shows ao lado nomes de destaque da música nacional e internacional, tais como Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Milton Nascimento, Wynton Marsalis, Djavan, Ivan Lins, Lenine, Dominguinhos e Dave Matthews, entre outros.

Sobre ele, o grande multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal declarou: “Gabrielzinho é o melhor do mundo tocando seu instrumento. Ele toca a verdadeira música universal”.

Já o gaitista belga Toots Thielemans (1922-2016), uma das grandes referências mundiais do instrumento, chegou a declarar que “Gabriel é um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e com seu domínio da linguagem brasileira”.

Sobre o lançamento do vídeo, Gabriel Grossi diz que foi uma alegria participar da gravação de “Todas Direções” com a Orquestra Anelo. “Que projeto incrível, fiquei emocionado”, disse ele, ressaltando, também, a alegria de estar novamente ao lado do parceiro Guilherme Ribeiro.

Guilherme Ribeiro, regente da Orquestra Anelo (Foto Davide Lombardi)

Guilherme Ribeiro, regente da Orquestra Anelo (Foto Davide Lombardi)

HISTÓRIA DA PARCERIA

Guilherme Ribeiro conta que conheceu Gabriel Grossi por meio de um amigo em comum, o guitarrista e violonista Daniel Santiago. Inclusive, lembra o regente, os dois estiveram no Anelo no início dos anos 2000, época em que Guilherme estudava na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – na época, os três costumavam tocar juntos.

“Os anos se passaram e o Gabriel me convidou para gravar um disco com ele. Ele montou um trio e nós gravamos um disco chamado ‘Horizonte’ (lançado em 2009), no qual eu toco teclado, faço baixo e tem o Serginho Machado na bateria”, conta Ribeiro, lembrando que “Horizonte” foi gravado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com a participação do gaitista Maurício Einhorn, do trombonista Raul de Souza e do saudoso clarinetista e maestro Paulo Moura (1932-2010), com que Gabriel colaborou por muitos anos .

Esse trio, segundo Guilherme, continuou durante um bom tempo, tendo participado de festivais e shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “Chegou o momento em que o Gabriel quis gravar outro disco. O trio virou sexteto e gravou o ‘Urbano’. Eu participei mais como compositor, arranjador e produtor.”

De acordo com Ribeiro, esse grupo também tocou junto por um tempo. “Mas, como Gabriel é um músico muito requisitado, com uma produção gigantesca, acabamos nos afastando”, contou ele, que viu na oportunidade de regravar “Todas Direções” uma forma de reencontrar o antigo parceiro.

“Gosto muito dessa música e a toquei muito pouco. Tem um groove afro que resolvi trazer para a Orquestra Anelo porque compõe muito bem com a paleta de sons do repertório do grupo”, afirmou o regente, para quem o novo arranjo acabou por amplificar a música.

“O arranjo está mais grandioso do que a versão original. Não só por causa da instrumentação, porque é um grupo muito menor do que a Orquestra, mas pelo aspecto da própria construção do arranjo, que ganhou um porte imponente e que ficou muito interessante para o repertório da Orquestra”, explicou.

Além de Gabriel Grossi, Ribeiro destaca a participação importante, na gravação de “Todas Direções”, do percussionista Leo Pelegrin, professor de bateria e percussão do Instituto Anelo que chegou a fazer parte da Orquestra Anelo.

A ORQUESTRA ANELO

Iniciada em 2018, a Orquestra Anelo é o maior grupo instrumental ligado ao Instituto Anelo. É dedicada à formação de repertório arranjado, tendo a música brasileira e o jazz americano como referências estéticas. Atualmente, a Orquestra Anelo conta com 20 integrantes entre professores e colaboradores do Instituto Anelo.

Sua formação deriva de uma tradicional big band de jazz, com instrumentos da seção rítmica – piano, guitarra, baixo e bateria – e da seção de sopros – saxofones, trompetes e trombones. Mas também incorpora instrumentos característicos da música brasileira tais como o acordeon, o cavaquinho, a percussão e a flauta transversal.

Além de “Todas Direções”, o grupo lançou vídeos com as músicas: “Um Samba Pra Laís” (de Josimar Prince); “Loro” (de Egberto Gismonti); “Cadê a Marreca” (de Arismar do Espírito Santo, com a participação do próprio); “Na Baixa do Sapateiro” (de Ary Barroso); “O Canto da Ema” (Jackson do Pandeiro);  e “Comida” (com a banda Titãs e coros do Instituto Anelo). Todos estão disponíveis no canal oficial do Instituto Anelo no YouTube.

PATROCÍNIO

O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2021 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, Amphenol e Stoller, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

SERVIÇO

Orquestra Anelo – Lançamento do vídeo “Todas Direções”

Composição: Gabriel Grossi e Guilherme Ribeiro

Arranjo: Guilherme Ribeiro

Participações especiais: Gabriel Grossi e Leo Pelegrin

Edição de imagens: Julia Mazzotti Toledo

Mixagem de som: Vinadhara Wassuprem

Estreia: 25 de Março de 2021 (QUINTA-FEIRA)

Horário: 20h

Onde: Canal do Instituto Anelo no YouTube (youtube.com/institutoanelooficial)

Mais informações sobre o Instituto Anelo: www.anelo.org.br

Siga o Instituto Anelo nas redes sociais: Facebook (facebook.com/institutoanelo), Instagram (@institutoanelo) e Twitter (@AneloInstituto)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.