Capa » Cidadania » Observatório do Clima repudia intimação a líder indígena
Observatório do Clima repudia intimação a líder indígena
A líder indígena Sônia Guajajara (Foto APIB)

Observatório do Clima repudia intimação a líder indígena

O Observatório do Clima, rede composta por 63 organizações não- governamentais e movimentos sociais, divulgou nesta sexta-feira, 30 de abril, nota de repúdio à intimação da líder indígena Sônia Guajajara pela Polícia Federal, a pedido da Funai, a instituição oficial que tem a missão de “proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil”.

Liderança da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sônia Guajajara foi intimada a depor em inquérito aberto a pedido da Funai, sob a acusação de difamação do governo federal através da websérie Maracá, que contém denúncias de violações de direitos cometidas contra as populações indígenas no contexto da pandemia da Covid-19.”

“Essa é mais uma demonstração de intolerância e perseguição aos povos indígenas e se soma às várias ameaças à democracia protagonizadas pelo atual governo”, afirma o Observatório do Clima em nota oficial. “Em setembro de 2020, Bolsonaro já havia utilizado a tribuna da ONU para responsabilizar, de forma criminosa, os indígenas pelas queimadas e pelo desmatamento da Amazônia. Essas populações têm sido vítimas do governo Bolsonaro desde o início de seu mandato, seja pela irresponsável gestão da pandemia, seja pela promoção de políticas que fizeram explodir o desmatamento e a invasão de seus territórios”, completa o Observatório do Clima.
Em nota, a APIB declarou: “Não irão prender nossos corpos e jamais calarão nossas vozes. Seguiremos lutando pela defesa dos direitos fundamentais dos povos indígenas e pela vida!”.

O Observatório do Clima se solidarizou então com a APIB e com Sonia Guajajara,”e reafirma seu compromisso na defesa dos direitos indígenas e de populações tradicionais” conclui a nota. A série Maracá está à disposição no site Emergência Indígena. Sônia Guajajara foi candidata a vice-presidente da República, na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), nas últimas eleições presidenciais, de 2018.

Há uma semana, na Cúpula do Clima convocada pelo presidente norteamericano Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que ouvir os povos indígenas brasileiros. A intimação da líder indígena Sônia Guajajara foi interpretada como uma medida tomada em direção totalmente oposta ao que o presidente brasileiro declarou.

De acordo com a APIB, até este dia 30 de abril foram confirmados 53.329 casos de Covid-19 entre indígenas, com o registro de 1059 óbitos. A pandemia já afetou 163 povos indígenas segundo a APIB, que apresenta números identificados pelo Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena. Segundo os dados oficiais, já foram registrados 47.576 casos de Covid-19 entre os povos indígenas, com 661 óbitos.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.