Capa » Campinas 250 anos » Pioneirismo e Juventude – Campinas e seus 247 anos
Pioneirismo e Juventude – Campinas e seus 247 anos
Felipe Gonçalves da Silva: "Um passo importante será a criação e consolidação de um Plano Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, meta para daqui dois anos". (Foto Divulgação)

Pioneirismo e Juventude – Campinas e seus 247 anos

Felipe Gonçalves da Silva

silva.felipegon@gmail.com

 

Com seus 247 anos de idade, Campinas é a primeira cidade do Brasil, sem ser capital de estado, a ser considerada Metrópole. Sede de sua Região Metropolitana, referência nacional em desenvolvimento tecnológico e polo logístico, a Princesa D’Oeste paulista acumula inúmeras instituições educacionais, escolas técnicas e excelsas universidades. Terra de Carlos Gomes (também conhecido como Tonico), nosso município foi berço de inúmeras personalidades famosas, expoentes no cenário nacional e internacional. Talvez o leitor logo reconheça alguns nomes, sobretudo de artistas. Mas, quantos outros Tonicos aguardam ainda uma oportunidade para despontar? Pesquisadores, professores, músicos, atletas, enfim, uma infinidade de profissionais com enorme potencial.

Segundo projeções da Fundação SEADE, em 1º de julho de 2021 Campinas contava com um contingente populacional de 244.517 (duzentos e quarenta e quatro mil e quinhentos e dezessete) jovens de 15 (quinze) a 29 (vinte e nove) anos de idade, isto é, cerca de 20%, ⅕ (um quinto) da população total da cidade. A extensa faixa etária por si só traz consigo uma multiplicidade de possibilidades quanto ao ser jovem em Campinas.

Se considerarmos, ainda, as diversidades étnicas, culturais, sociais, entre outras, temos que falar em juventudes no plural.

É uma população que compreende o final da adolescência e vai até os quase 30 (trinta) anos de idade, justamente por carregar consigo uma série de vulnerabilidades que merecem atenção do poder público e da sociedade como um todo.

Campinas foi pioneira em São Paulo a aderir ao SINAJUVE (Foto Adriano Rosa)

Campinas foi pioneira em São Paulo a aderir ao SINAJUVE (Foto Adriano Rosa)

 

O caminho é longo, mas segue em pavimentação. O Estatuto da Juventude, sancionado em 2013, estabelece direitos e diretrizes para o segmento. Campinas foi a pioneira no estado de São Paulo e a segunda cidade do país na adesão do Sistema Nacional da Juventude (SINAJUVE). Maior qualidade e abrangência na educação básica, profissionalizante e superior, superar os grandes índices de desemprego, fomentar o acesso aos equipamentos culturais, esportivos, às políticas de saúde são grandes desafios presentes e futuros. Um passo importante será a criação e consolidação de um Plano Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, meta para daqui dois anos.

Esperamos que nos próximos anos, quem sabe até seu aniversário de dois séculos e meio, Campinas torne sua vida política mais amistosa para sua juventude.

Que possamos revelar Brasil e mundo afora outros jovens Tonicos, no skate, no hip-hop, nas artes gerais, no funk, rap, nos esportes, na pesquisa e inovação.

Feliz aniversário, Campinas! Que seus votos de felicidades e saúde, bem como seu farto bolo, sejam devidamente compartilhados, especialmente com suas juventudes, que muito estimam seu sucesso e anseiam por renovação.

Felipe Gonçalves da Silva é cientista social e especialista em gestão pública e governo, é Coordenador de Políticas para a Juventude na Prefeitura Municipal de Campinas

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.