Capa » Blogs ASN » A Baixaria Acorda A Vizinhança
A Baixaria Acorda A Vizinhança

A Baixaria Acorda A Vizinhança

Por Cacalo Fernandes

Se chegássemos num bosque às três horas da manhã, tudo escuro, silêncio absoluto e, de repente, algo despenca lá do alto e estremece tudo.

Lembre-se: silencio, tudo escuro e, de repente, sem avisar, algo cai lá de cima e faz estremecer tudo ao seu lado. O tombo acontece sobre folhas robustas, como uma bomba na guerra do dia a dia, o que você faria? Gritaria como um doido? Resposta correta!

Foi o que fiz. Mas logo colocaria as mãos sobre minha própria boca tentando abafá-la. Resposta correta. Mas o grito foi alto. E fiquei um tempão calado e tentando escutar qualquer ruído em resposta. Parece que os céus estavam do meu lado.

Bem, chega de perguntas e respostas. Vamos adiante.

O personagem chegou ao bosque. Era começo da madrugada. Ele, assustado com a queda de um fruto fedido, pede arrego aos santos – que bosta é essa? – e descobre que esta encrencado. Nem tudo está perdido, arrisca.

O objeto é um fruto de um jatobazeiro, árvores onde nascem os frutos jatobás; bem, o que você estava fazendo num bosque às três horas da madrugada?

Estava procurando aquele negócio que quase despencou sobre minha pobre cabeça. Era um fruto fedido do tamanho de uma mão de homem adulto.

Em resumo, era um fruto de miolo mole, casca dura e miolo comestível que era adorado ou era detestado. Detestado, imagino, pelo rombo que poderia fazer em sua cabeça se o tiro fosse certeiro ou pelo cheiro e sabor. Enfim, estamos diante de um fruto amado ou odiado.

Cacalo_Jatoba fruto 2

Conheci o jatobá quando comecei chegar cada vez mais cedo ao Bosque dos Italianos. E o jatobá de repente me cativou. Era bem madrugada quando comecei a apanhar o primeiro lote. A partir deste memento notei que a última gaveta do meu armário começou a estufar. Foi lindo.

Mas certa manhã minha mãe entrou no que quarto quando eu acabara de chegar da noitada. Ela falou: “Que cheiro é esse?”. Antes que eu pudesse responder ela se agarrou exatamente à gaveta do jatobá. Ela abriu e caiu de costas. Foi o fim da minha carreira.

Cacalo_Jatoba aberto

Sobre Cacalo Fernandes

Ser paulistano foi o início de uma história de quem certo dia decidiu ser um escrevinhador. Mas quando a calça deixou de ser curta, lá no início, ajudou a construir esse lado que um dia pareceu esquisito. E hoje acho que não poderia ser outro.