Capa » Cidadania » A história da classe operária em Piracicaba, agora em livro
A história da classe operária em Piracicaba, agora em livro
Engenho Central, em Piracicaba: cidade foi um dos territórios da repressão e resistência no interior paulista (Foto José Pedro Martins)

A história da classe operária em Piracicaba, agora em livro

Caipiras, uni-vos! uma breve história da classe operária em Piracicaba no século XX. Este é o recém-lançado livro da historiadora Fabiana R. de A. Junqueira, que aborda a história dos trabalhadores de diferentes categorias no município de Piracicaba. A obra foi apresentada ao público em agosto passado, pela Editora CRV, e conta com o prefácio do escritor e jornalista Cecílio Elias Netto.
Caipiras, uni-vos! recupera a história dos trabalhadores em Piracicaba. “Busco compreender o passado, a partir da perspectiva e das experiências dos próprios operários” disse a pesquisadora. Com extraordinário aporte documental – como atas dos sindicatos, jornais locais e do estado, prontuários do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (o antigo DEOPS), processos trabalhistas, fotografias e entrevistas com operários –, a historiadora Fabiana Junqueira analisou as experiências individuais e coletivas dos trabalhadores da alimentação, têxteis, metalúrgicos, entre outras categorias, no município e suas ações por direitos e melhorias no mundo do trabalho.
A greve de 1917 e outras mobilizações em Piracicaba
O livro traz a análise das principais greves de trabalhadores no decurso do século XX, entre elas, a greve geral de 1917, que paralisou, entre outras fábricas, o Engenho Central de Piracicaba e a tecelagem Arethusina – nome da antiga fábrica Boyes. De acordo com a autora, nessa época, os operários e operárias trabalhavam entre 14 e 16 horas diárias, sem direito aos finais de semana e a férias remuneradas. Os obreiros de Piracicaba se uniram aos de outras cidades brasileiras, em 1917, na reivindicação das jornadas de oito horas e pelo aumento salarial de todos os trabalhadores, que sofriam, naquele período, os efeitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A historiadora Fabiana Junqueira, autora de "Caipiras, Uni-Vos!" (Foto Divulgação)

A historiadora Fabiana Junqueira, autora de “Caipiras, Uni-Vos!” (Foto Divulgação)

A autora
Fabiana R. de A. Junqueira é graduada (2011) e Mestre (2014) em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente desenvolve o Doutorado em História Social do Trabalho na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com tese dedicada ao passado dos trabalhadores metalúrgicos no município. O livro Caipiras, uni-vos! uma breve história da classe operária em Piracicaba no século XX trata de diferentes categorias de operários e é o resultado das pesquisas que a autora está realizando no processo de doutoramento, que deverá ser concluído em 2023.

Capa do livro lançado recentemente

Capa do livro lançado recentemente

Prefácio de Cecílio Elias Netto
A obra conta com o prefácio do escritor e jornalista piracicabano Cecílio Elias Netto. Cecílio, na juventude, também trabalhou como advogado para alguns sindicatos no município. Para ele: “a notável obra da jovem historiadora é um espelho refletindo com realismo incrível a luta da classe operária e de parcela do povo piracicabano em defesa da liberdade, da dignidade e dos direitos humanos”.

Onde encontrar o livro
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora CRV – www.editoracrv.com.br , ou diretamente com a autora, pelo e-mail: fabijunqueira8@gmail.com

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.