Capa » Ecodesenvolvimento » Projeto Muros na Mata Atlântica prossegue em Campinas com ações sociais e de formação
Projeto Muros na Mata Atlântica prossegue em Campinas com ações sociais e de formação
Entrada da Mata de Santa Genebra (Foto Fernanda Sunega/PMC)

Projeto Muros na Mata Atlântica prossegue em Campinas com ações sociais e de formação

Oficina com pintura de mural na Mata de Santa Genebra, palestra e visita guiada para deficientes visuais no local do painel multicolorido na avenida Aquidabã são atividades, dependendo das condições climáticas, que acontecem até o dia 23 de novembro, dando continuidade ao Projeto Muros na Mata Atlântica, que está sendo aberto em Campinas e depois irá para outros três estados. O Projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura com o patrocínio da AkzoNobel

O Projeto Muros na Mata Atlântica, que está sendo aberto em Campinas e depois irá para outras nove cidades de quatro estados, tem continuidade até o dia 23 de novembro na cidade, com a conclusão do mural multicolorido em fase de pintura na avenida Aquidabã e atividades socioculturais e de formação. O mural tem a assinatura do artista plástico Filiage, expoente do muralismo no Brasil.

O próprio Filiage será o responsável por conduzir neste sábado (20) uma oficina associada à pintura de um painel na Mata de Santa Genebra, localizada no distrito de Barão Geraldo e uma das maiores áreas remanescentes de Mata Atlântica situadas em área urbana em todo o território nacional.

A atividade contará com a participação de alunos do primeiro ano do Curso de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas e começará às 8 horas, com uma visita guiada pela mata, seguida da oficina ministrada por Filiage. Os próprios alunos serão convidados a participar da pintura do painel.

A outra ação sociocultural é uma visita guiada de deficientes visuais atendidos pelo Centro Cultural Louis Braille ao local onde o mural está sendo pintado na avenida Aquidabã, centro de Campinas, entre as pontes das ruas Boaventura do Amaral e Irmã Serafina. A atividade está prevista para as 10h30 do dia 23 de novembro, com acompanhamento de técnicas da instituição e orientação para que os deficientes visuais tenham informações sobre o mural e os propósitos do Projeto Muros na Mata Atlântica.

No dia 24, à tarde, na Mata de Santa Genebra, haverá palestras sobre a Mata Atlântica para estudantes do ensino fundamental das escolas da rede municipal Carmelina de Castro Rinco e Pe. José Narciso Vieira Ehrenberg.

Muros na Mata Atlântica

A atividade central do Projeto Muros na Mata Atlântica é a pintura de um painel de cerca de 180 metros quadros, em curso desde o dia 12 de novembro em um dos paredões laterais da avenida Aquidabã, próximo ao Bosque dos Jequitibás, situado em uma área remanescente de Mata Atlântica no município. A previsão é que esteja concluído até o dia 23, a depender das condições climáticas.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Muros na Mata Atlântica tem o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável do grupo para o fomento de ações voltadas a colorir e restaurar áreas urbanas. A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“O propósito do projeto é presentear as comunidades com murais que, além de valorizar e impactar o entorno das áreas onde serão pintados, celebram a biodiversidade, animal e vegetal, e chamam a atenção para a urgência de preservação do que resta de Mata Atlântica”, afirma Filiage.

Natureza é a inspiração

Filiage trabalhou como ilustrador publicitário em São Paulo e viveu nove anos na Espanha. Lá, tomou contato com o trabalho de muralistas que o inspiraram a seguir a trajetória da pintura mural. De volta ao Brasil, fez vários trabalhos, desenvolvendo uma técnica de pintura multicolorida e de formas estilizadas, utilizando nas imagens plantas e animais típicos dos locais onde as obras são realizadas, com influência da Pop Arte e da ilustração norte-americana.

“A Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.

Muros na Mata Atlântica é, portanto, uma alusão à expansão urbana para o interior do bioma. “São os muros que colocamos dentro da mata. De forma poética, ao pintar os murais trago a mata de volta ao seu lugar de direito”, conceitua o autor do projeto.

O mural que está sendo pintado por reproduzirá espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica, como réptil e aves. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, que é bióloga.

O minucioso trabalho envolve a utilização de uma paleta de aproximadamente vinte cores, entre tons básicos e nuances, aplicadas com pincel, rolo e revólver pulverizador. Serão consumidos na composição do painel cerca de 40 litros de tinta esmalte sintético à base de água, que protege superfícies externas ao mesmo tempo em que é mais amigável ao meio ambiente. O resultado da técnica empregada por Filiage confere relevo e realismo às imagens.

Projeto Nacional

Além de Campinas, os outros municípios que receberão os painéis dos Muros na Mata Atlântica são Mauá, São Paulo (dois murais) e São José do Rio Preto, em São Paulo; Curitiba (dois murais) e Foz do Iguaçu, no Paraná; Joinville e Florianópolis (dois murais), em Santa Catarina; e Gramado e Porto Alegre (dois murais), no Rio Grande do Sul.

Estão previstas nas cidades que receberão o projeto eventos como palestra sobre a Mata Atlântica para estudantes, professores da rede pública de ensino e demais interessados no tema; e uma visita guiada ao mural com deficientes visuais, auditivos e cognitivos, auxiliados por monitores de entidades assistenciais, como incentivo a que pessoas com deficiência possam apreciar a arte por meio de outros sentidos. Essa atividade requer o agendamento prévio das instituições interessadas nas Secretarias de Cultura dos respectivos municípios.

SERVIÇO
Projeto Muros na Mata Atlântica – Atividades socioculturais
Onde: Campinas (SP)
Oficina com pintura de painel por estudantes
Local: Mata de Santa Genebra, distrito de Barão Geraldo
Quando: 20 de novembro de 2021, a partir das 9 horas
VIsita guiada com deficientes visuais
Local: Cercanias do local onde o mural está sendo pintado na avenida Aquidabã, entre as pontes das ruas Irmã Serafina e Boaventura do Amaral
Quando: 23 de novembro, a partir das 10h30
Palestra sobre a Mata Atlântica
Local: Mata de Santa Genebra, distrito de Barão Geraldo
Quando: 24 de novembro, à tarde, para estudantes da rede municipal

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.