Capa » Cultura Viva » Arquiteta Ana Villanueva celebra em livro a Catedral de Nossa Senhora da Conceição
Arquiteta Ana Villanueva celebra em livro a Catedral de Nossa Senhora da Conceição
Ana Villanueva publica livro histórico sobre a Catedral de Nossa Senhora da Conceição (Foto Divulgação)

Arquiteta Ana Villanueva celebra em livro a Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Uma celebração da arquitetura, da arte, motivada pela fé e executada por diversas mãos e inteligências. No próximo dia 14 de julho, quando Campinas vai lembrar os 248 anos de fundação, a arquiteta Ana Villanueva lançará um livro sobre um dos principais ícones culturais da cidade. Em “Arquitetura Neoclássica em Campinas – A Catedral Nossa Senhora da Conceição: desenho e conexões (1807-1883)”, lançado pela Editora Appris, a autora apresenta o dramático percurso da construção da Catedral, que demorou mais de sete décadas.  O livro, que contém documentos questionando versões convencionais sobre fatos ligados à história do prédio histórico, será lançado entre 16 e 19 horas, em outro patrimônio histórico local, não muito longe da Catedral, o Palácio dos Azulejos, onde está sediado o Museu da Imagem e do Som de Campinas.

O livro de Ana Villanueva é sobre a arquitetura neoclássica em Campinas, tendo como objeto de análise principal a Catedral Nossa Senhora da Conceição de Campinas, e os demais prédios neoclássicos existentes no período da construção da Catedral, chamada a época de “matriz nova”. O livro é dividido em três partes.

Ana mostra no livro documentos que questionam versões tradicionais sobre a Catedral (Foto Divulgação)

Ana mostra no livro documentos que questionam versões tradicionais sobre a Catedral (Foto Divulgação)

No capítulo 1, é analisada a linguagem arquitetônica da fachada principal e do retábulo-mor da Catedral Nossa Senhora da Conceição de Campinas, a partir da apuração dos processos de levantamento métrico e do seu desenho instrumental da época de sua constituição, fornecendo uma reconstituição da sua orientação clássica, estudando-a como fonte e documento histórico por meio de seu testemunho material, tornando, assim, a Catedral um objeto paradigmático da arquitetura clássica da cidade de Campinas dentro de um contexto brasileiro.

O capítulo 2 trata da história propriamente dita: da Catedral, da cidade e dos edifícios de orientação clássica em Campinas no século XIX. É discutida também a autoria da fachada da Catedral, que foi atribuída popularmente ao arquiteto Ramos de Azevedo, mas questionada neste livro através de documentos históricos e do processo de desenho do capítulo 1. Por fim, é retomada a atribuição da autoria de grande parte do projeto da fachada ao italiano Christoforo Bonini e demonstrada suas relações com a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro.

Capa do livro publicado pela Editora Appris

Capa do livro publicado pela Editora Appris

Finalmente, no Capítulo 3, são feitas as conexões do desenho da Catedral com obras e tratados europeus, principalmente da Itália, Portugal e França, confirmando a vasta circulação das formas no mundo durante o século XIX. A ideia é demonstrar, portanto, como a Catedral de Campinas foi projetada dentro de preceptivas clássicas com diversas autorias, períodos e vertentes teóricas, tendo como resultado um todo único, híbrido, erudito, recreativo, exemplar, contrariando a historiografia vigente de que a arquitetura do século XIX no Brasil é uma “cópia de modelos importados”

O livro possui um material visual muito rico, com imagens históricas inéditas, desenhos produzidos especialmente para este trabalho, assim como quadros tipológicos e estéticos, que configuram uma agradável leitura.

Sobre Ana Villanueva

Doutora em História pela UNICAMP e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Possui publicações nacionais e internacionais na área de restauro e história da arquitetura. Tem inúmeros trabalhos de restauro com destaque para a Fazenda Atibaia em Sousas. Membro do ICOM-CAMOC (International Council of Museuns). Coordenou o projeto BID de requalificação do centro de São Paulo. Coordenou o setor técnico do Patrimônio Cultural de Campinas e trabalhou no Museu da Imagem e do Som de Campinas, ambos na Prefeitura Municipal de Campinas. Foi docente nos cursos de arquitetura e urbanismo da UNICAMP, UNIMEP, UNIP e CEUNSP. Ministrou aula no curso de Pós-Graduação em Urbanismo do ISCTE de Lisboa. Palestrante internacional com destaque para o Museu Histórico de Seoul e Universidade Sorbonne de Paris. Recebeu a medalha Antônio da Costa Santos da Câmara Municipal de Campinas. Sócia da empresa “Pátina – Arquitetura e Consultoria”

Esse livro histórico tem uma edição limitada. Reservas e pagamento com a autora no dia do lançamento ou pelo correio, solicitando no email: anavillanueva11@gmail.com. O valor é R$ 160,00. Após o lançamento, o livro estará disponível na amazon.com.br e na livraria da Editora Appris.

 SERVIÇO:

Lançamento do livro: Arquitetura Neoclássica em Campinas – A Catedral Nossa Senhora da Conceição: desenho e conexões (1807-1883)

Editora : Appris

Autora : Ana Villanueva

Ano : 2022

LOCAL: Museu da Imagem e  do Som de Campinas – Palácio dos Azulejos – rua Regente Feijó 859  –  Centro – Campinas-SP

DATA: 14 de julho de 2022 – aniversário de Campinas

HORA: das 16 as 19 horas

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.