Capa » Direitos Humanos » Região de Campinas celebra o Mês da Consciência Negra de 2022 condenando o racismo
Região de Campinas celebra o Mês da Consciência Negra de 2022 condenando o racismo
Uma das Rodas de Conversa com mulheres pretas em Santa Bárbara D´Oeste (Foto Divulgação Imprensa PM Santa Bárbara D´Oeste)

Região de Campinas celebra o Mês da Consciência Negra de 2022 condenando o racismo

Território em que foi intensa a utilização de mão-de-obra escravizada, sobretudo no cultivo do café no século 19, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) está celebrando o Mês da Consciência Negra de 2022 com várias atividades. Em muitos dos 20 municípios da RMC estão ocorrendo eventos que remetem à força, à resistência e à criatividade da cultura afro-brasileira. No geral, são eventos que apontam para a dura crítica ao racismo que ainda ocorre no país de formação multiétnica e pluricultural.

Durante muitas décadas do século 19, a população do município de Campinas, que originalmente cobria grande parte da atual configuração da RMC, era em sua maioria (ou no mínimo equivalente) de negros escravizados. Houve muitas rebeliões e fugas de escravizados no período, quando era comum os jornais noticiarem a venda de pessoas escravizadas.  A presença da cultura afro é marcante em toda região.

FEIRA PRETA É ATRAÇÃO EM SANTA BÁRBARA D´OESTE

     A programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo domingo, dia 20 de novembro, já começou em Santa Bárbara d´Oeste. As ações foram intensificadas no município para promover o conhecimento e o respeito pela cultura negra e por uma cultura de paz.

Intitulado “Novembro Negro. Todo Dia, Toda Hora”, o calendário começou nesta quarta-feira, 16 de novembro, com roda de conversa sobre os impactos do racismo na saúde, com Renata Cherbo e Maria Sueli, na Secretaria da Educação. O evento foi voltado para profissionais da saúde e agentes comunitários. Algumas escolas municipais também receberam mulheres e homens pretos para uma roda de conversa com alunos e professores. As atividades seguem nas escolas nos próximos dias.

No sábado (19) acontece a Feira Preta – 4ª Feira de Artes Culturais da Comunidade Negra, das 9 às 15 horas, em frente ao Museu da Imigração e Centro de Memórias. O evento contará com a participação da ACCONE – Artes Culturais da Comunidade Negra de Santa Bárbara D’Oeste e da AMERIAFRO – Feira de Arte + Cultura Afro brasileira. Haverá apresentação de danças, roda de samba do projeto Samb’Ajuda, exposições de bonecas pretas, livros, tecidos africanos, vestimentas, bijouterias, entre outros, além de alimentação.

A Mostra Cultural será realizada também no sábado, das 14 às 17 horas no Teatro Municipal Manoel Lyra reunindo apresentações dos alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a cultura negra e toda a comunidade escolar.

No domingo (20) haverá Cortejo Afro que sairá da Praça Central às 9 horas e seguirá até a Estação Cultural, onde será celebrado o Dia da Consciência Negra, com apresentações de diferentes atores, artistas, ativistas e estudantes sobre a temática.

A realização é da Comissão de Mobilização Social de Santa Bárbara d’Oeste do Projeto Jaê – Educação para Equidade – iniciativa da Secretaria de Educação e Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo. A comissão é composta por representantes da sociedade civil, organizações sociais e equipamentos públicos.

As ações que promovem o resgate e consciência da história e das raízes, respeito pelas diferenças e cultura de paz são realizadas durante todo o ano na cidade, referenciadas no calendário da Rede Municipal de Ensino com diversos projetos permanentes, de acordo com as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 e em atividades de cultura.

Confira a programação:

Rodas de Conversa com mulheres pretas
Público: alunos e professores

Emefei “Maria Regina Barbosa Carpim”
Rua Portugal, 680 – Jardim Europa
Dia 17 de novembro, quinta-feira: 8 e 13h30 – Tânia Mara da Silva
Dia 18 de novembro, sexta-feira: 8 horas – Ana Rainha e 13h30 – Maricelia de
Jesus Silva Xavier

ADI “Dr Euvaldo de Queiroz Dias”
Rua Goiânia, 1062 – Jardim Esmeralda
Dia 17 de novembro, quinta-feira: 8 horas – Damiana e 13h30 – Maricelia de Jesus Silva Xavier
Dia 18 de novembro, sexta-feira: 8 e 13h30 – Luci Neres

CIEP “Leonel de Moura Brizola”
Rua Guaianazes, 875 – Santa Rita
Dia 17 de novembro, quinta-feira: 13h30 – Negra Ká
Dia 18 de novembro, sexta-feira: 13h30 – Tânia Mara da Silva

Rodas de Conversa com James Ribeiro e Benedito Barboza
Emefei “Prof. Augusto Scomparin”
(R. Maria Grella Modenese, 45 – Jardim Mariana)
Emefei “Profª. Rosa Lee Carr Conti”
(R. Pedro Álvares Cabral, 336 – Vila Siqueira Campos)
ADI “Geraldo Rocha Campos”
(R. Alonso Keese, 331 – Vila Linópolis)
Dias 16, 17 e 18 de novembro

Roda de Conversa sobre pressão alta, diabetes, câncer de mama e anemia falciforme
Dia 17 de novembro, quinta-feira, 19 horas
Emefei “Profª Antônia Dagmar Rosolen” (Rua México, 220, Vila Sartori)
Público: Alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e trabalhadores das Cooperativas “Juntos Somos Fortes” e “Recicoplast”

Feira Preta
Dia 19 de novembro, sábado, das 9 às 15 horas
Em frente ao Museu da Imigração e Centro de Memórias
Aberto ao Público

Mostra Cultural da Secretaria de Educação
Dia 19 de novembro, sábado, das 14 às 17 horas
Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João XXIII, 61, Centro)
Público Alvo: alunos

Dia da Consciência Negra
Dia 20 de novembro, domingo
8 às 9 horas – Cortejo da Praça Central até a Estação Cultural
9h30 às 12 horas – Celebração ao Dia da Consciência Negra
Estação Cultural (Avenida Tiradentes, 2, Centro)

Arraial Afro-Julino na Casa da Fazenda Roseira, referência para a cultura de matriz africana na RMC (Foto Firmino Piton)

Arraial Afro-Julino na Casa da Fazenda Roseira, referência para a cultura de matriz africana na RMC (Foto Firmino Piton)

EM CAMPINAS, PROGRAMAÇÃO NA CASA DA FAZENDA ROSEIRA

Em Campinas, sede da RMC, a Casa de Cultura Fazenda Roseira está realizando ao longo do mês de novembro o “Sou África em todos os sentidos 2022”, evento do Mês da Consciência Negra. O tema deste ano é “África também é aqui na rota das memórias ancestrais”. As atividades já iniciaram e a programação para esta semana e a próxima, incluindo dezembro, estão sendo divulgadas na programação abaixo.

A Casa de Cultura Fazenda Roseira é uma conquista do movimento negro e do movimento popular, sendo uma referência agregadora da cultura afro-brasileira dentro da cidade de Campinas. Trata-se de um casarão do final do século 19 que se tornou um equipamento público em 2007 por conta do loteamento da área da antiga Fazenda, e que, a beira da destruição e depredação, foi ocupada pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro e outros grupos, movimentos sociais e religiosos de matrizes africanas que já organizavam-se em rede.

PROGRAMAÇÃO

17/11 Roteiro Afro

Casa de Cultura Fazenda Roseira

9h às 11hh30 – 15 vagas

19h às 21h30 – 15 vagas

Gratuito

Casa de Cultura Fazenda Roseira.

 

Dia 20/11

15h30 Roda de Jongo Dito Ribeiro Mãe Preta

Rua: Cônego Cipião, 772. Centro – Campinas

26/11 Pisa na Tradição – 14h às 16h

Casa de Cultura Fazenda Roseira – Traga sua saia.

09/12 – Mostra internacional Tuko Pamoja – Casa de Cultura Fazenda Roseira em parceria com Casa de Cultura Aquarela, Eclipse Cultura e Arte, Instituto  Anelo, Capoeira Ibeca, Profa. Renata Oliveira e Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Gratuito

19h Casa de Cultura Fazenda Roseira

17/12 – Kwanzaa – apresentação de um Natal Afrocentrado Teatro Experimental Negro da Casa de Cultura Aquarela e Tuko Pamoja

Gratuito

15h30 – Casa de Cultura Fazenda Roseira.

 

SERVIÇO

“Sou África em todos os Sentidos 2022”

Tema: África também é aqui na rota das memórias ancestrais

Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira: Rua Domingos Haddad, n. 01, Residencial Parque da Fazenda

 

EM VINHEDO, SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Semana da Consciência Negra da Prefeitura de Vinhedo será realizada nos dias 17, 18, 19, 20 e 26 de novembro, com uma série de atividades em diferentes locais do município. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com aporte de recursos de emenda impositiva da Câmara Municipal de Vinhedo, que serão investidos na programação. As atrações são gratuitas e parte delas exige inscrição prévia.

A festa será aberta no dia 17, quinta-feira, com Sarau Sankofa e roda de roda de conversa com o mediador mestre Rapha Salustiano. A Semana da Consciência Negra terá ainda exposição individual de pinturas, monólogo teatral, Capoeira Angola, Hip Hop Move Fest, oficinas de dança e grafite, batalha de dança All Style, Rotas Afro Vinhedo e Piquenique do Empoderamento.

Confira a programação completa: 

Inscrições prévias, para as atividades que as exigem, devem ser feitas no link https://bit.ly/consciencia_revirada_em_vinhedo

17 de novembro, quinta-feira 

19h – Sarau Sankofa e roda de roda de conversa com o mediador mestre Rapha Salustiano

Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, Rua Monteiro de Barros, 172

18 de novembro, sexta-feira

19h30 – Abertura da exposição individual de pinturas sobre a cultura negra, indígena e biodiversidade, “Brasil em Cores”, do artista plástico Elvis da Silva

Apresentação especial do monólogo “Eu Galanga Rei”, por Guilherme Oliveira da Silva, durante a cerimônia de abertura da exposição

Centro Cultural Engenheiro Guerino Mário Pescarini, Rua Monteiro de Barros, 172

19 de novembro, sábado

10h30 – Musicalidade da Capoeira Angola: oficina aberta, com o mestre Rapha Salustiano

Das 13h às 19h30 – Hip Hop Move Fest: Oficinas de dança (necessário inscrição prévia) e grafite; batalha de dança All Style com premiação para 1º e 2º colocados (necessário inscrição prévia); apresentação de dança

Parque Ecológico da Capela, na Rua João Edueta, 450

20 de novembro, domingo:

9h – Rotas Afro Vinhedo, com partida da Praça Aurora Sudário e retorno ao mesmo local para embarque em ônibus rumo ao Parque Ecológico da Capela (necessário inscrição prévia)

Praça Aurora Sudário, na Rua Alaor Cieni, s/nº

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.