Capa » Ecodesenvolvimento » Galeria Lume é pioneira no Brasil em selo de sustentabilidade
Galeria Lume é pioneira no Brasil em selo de sustentabilidade
Maré de Matos | anti-bandeirante - selvagem - fotoperformance, 2019 (Divulgação)

Galeria Lume é pioneira no Brasil em selo de sustentabilidade

O selo Active Member aponta parceiros ativos na mudança de hábitos a caminho da redução da pegada de carbono e impactos ambientais do setor internacional de arte.

O mercado da arte tem um papel importante a desempenhar na questão ambiental e a necessidade de agir urgentemente para reduzir os impactos causados pela emissão de CO2 e geração de lixo. Com o objetivo de incentivar a consciência ambiental, a Gallery Climate Coalition (GCC) criou o Selo Active Member, uma forma de promover o movimento sustentável das galerias parceiras e estimular a comunidade artística a traçar um caminho rumo à mudança.

A Gallery Climate Coalition (GCC) representa uma rede global de entidades artísticas unidas em prol da mitigação dos impactos ambientais no campo da arte. Seu foco primordial reside em catalisar a diminuição das emissões de CO2 em todo o setor, almejando uma redução de pelo menos 50% até 2030, além de impulsionar a adoção de práticas de desperdício zero.

Com base nestas diretrizes, a Galeria Lume reconhece que, como integrante do GCC, tem a oportunidade de utilizar suas plataformas de comunicação e práticas sustentáveis para incentivar e apoiar outras organizações a agir e contribuir para a transformação do cenário atual.

“Na Galeria Lume, nos dedicamos a promover o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos em colaboração com nossos artistas e curadores convidados. Simultaneamente, a Lume se posiciona como um espaço para reflexão, discussão e intercâmbio de ideias. Em consonância com esses valores fundamentais, é imperativo que adotemos medidas ambientais urgentes, especialmente quando vemos todos os dias os efeitos da crise climática mundial.” Destaca Victoria Zuffo, sócia da galeria.

Galeria Lume | Membro Ativo (Divulgação)

Galeria Lume | Membro Ativo (Divulgação)

Estabelecendo metas juntamente com a GCC, a Galeria Lume se comprometeu a enviar anualmente um relatório de CO2, estabelecer uma Equipe Verde e publicar uma Declaração de Responsabilidade Ambiental, classificando-se como Membro Ativo da Gallery Climate Coalition.

“Como organização, sabemos que nossos impactos ambientais diretos incluem a geração de plástico nas embalagens, transporte aéreo e terrestre das obras e uso de energia em nossa sede. Iniciamos nossa jornada de enfrentamento desses impactos ao nos juntarmos à Gallery Climate Coalition nos comprometendo a reduzir pelo menos pela metade nossas emissões de carbono até 2030.” Comenta a Equipe Verde Lume, grupo de profissionais engajados no avanço da sustentabilidade dentro da Galeria.

Sabe-se que ainda há muito a se fazer e  aprender sobre a questão ambiental no mundo da arte, mas um primeiro passo é facilitar o diálogo e compartilhar informações com a comunidade artística global para incentivar a mudança coletiva do setor  em direção à sustentabilidade.

Sobre a Galeria Lume 

A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.

A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância.

A presença ativa e orgânica da galeria no circuito resulta na difusão de suas propostas entre as mais importantes feiras de arte da atualidade, além de integrar e acompanhar também feiras alternativas. A galeria aposta na produção de publicações de seus artistas e realização de material para pesquisa e registro. Da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão e discussão. Recebe palestras, performances, seminários e apresentações artísticas de natureza diversa.

 

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo – SP

Entrada gratuita

 

Informações para o público: tel. (55) 11 4883-0351

e-mail: contato@galerialume.com

instagram.com/galerialume/

facebook.com/GaleriaLume

galerialume.com/

Sobre a Gallery Climate Coalition

A Gallery Climate Coalition (GCC) é uma comunidade internacional de organizações artísticas que trabalha para reduzir os impactos ambientais do nosso setor. Desenvolvemos e partilhamos as melhores práticas, fornecemos liderança em questões ambientais específicas do sector e trabalhamos para alavancar o poder colectivo dos nossos membros para alcançar mudanças sistêmicas. Conheça mais sobre a GCC e leia sobre Relatórios de Carbono e como definir uma meta baseada na ciência SBTi.

 

Torne-se um membro: galleryclimatecoalition.org/members/

e-mail: info@galleryclimatecoalition.org

instagram.com/galleryclimatecoalition/

galleryclimatecoalition.org

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.