A partir de sua segunda edição, referente a 2017, a Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, de Campinas, adota o cartaz como peça central da sua comunicação. A artista contemporânea Valéria Menezes é a primeira artista a elaborar o cartaz. Neste ano a Feira SUB acontece no dia 16 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11 às 21 horas. As inscrições estão abertas.
A cada edição da feira, a SUB vai convidar um artista para elaboração do cartaz. A arte criada vai inspirar todo o material visual da edição. Liberdade estética e ousadia criativa são elementos que devem nortear a concepção. A única referência proposta é com relação à identidade da feira que é representada pela simbologia de um peixe. O cartaz desta edição da Feira SUB foi elaborado pela artista contemporânea campineira Valéria Menezes.
Ao adotar o cartaz como peça central da comunicação, a Feira SUB reforça a importância do design e da arte gráfica como expressão cultural. “O cartaz expressa uma ideia cuja função é interagir com o espectador com a finalidade de divulgar uma informação de maneira interessante esteticamente, exigindo síntese tanto do visual quanto do seu significado. É uma peça com valor artístico e também histórico, um meio de divulgação de importantes movimentos artísticos e políticos. Ao nosso ver, a melhor representação da proposta da Feira”, explica Fabiana Pacola Ius, uma das coordenadoras da feira SUB e sócia do The MIX Bazar.
Valéria Menezes é artista visual e ilustradora. Apresenta sua poética em várias linguagens artísticas. Algumas das questões do seu trabalho estão na relação com o espaço e no movimento da produção, o processo. Transfere para os espaços expositivos esses questionamentos e busca na exposição um lugar de reflexão.
“Quando fui convidada para fazer o cartaz da Feira SUB topei na hora. Embora não tenha feito outros cartazes de eventos antes, o desafio é o que sempre me motiva”, contou Valéria. Para o cartaz da feira SUB 2017, a artista escolheu imagens híbridas. “No processo criativo do cartaz, pensei em algo que trouxesse uma ideia de diversidade, de desvio, de subterrâneo, de submerso, de subversivo, que trouxesse a ideia de alguma coisa que parece, mas que não se pode perceber rapidamente o que é, imagens híbridas. Busquei imagens relacionadas a todos esses ‘subs’ e fiz desenhos baseados nas imagens encontradas. Depois escolhi os animais, misturei as formas no intuito de parecerem criaturas estranhas e os coloquei no ambiente dos desenhos. Utilizei nanquim e guache para desenvolver o projeto principalmente por causa da impressão, para que as cores ficassem o mais fiel possível ”, explicou Valéria Menezes.
Valéria conta que vem coletando imagens de animais há alguns anos e de dois anos para cá tem utilizado alguns desses animais híbridos nos seus trabalhos. “Acredito que eles têm uma natureza pura e verdadeira. Eles não são um nem outro, são um terceiro e podem se transformar sempre. É uma verdadeira metamorfose. Escolhi esses animais para o projeto da feira sub porque acredito que a proposta desse tipo de evento é justamente esse lugar que não é nenhuma coisa nem outra, é o que está entre. Nas entrelinhas, no lugar das criações mais livres, das possibilidades estendidas. E essa diversidade é a única que cabe no mundo hoje. Uma forma de subverter”, ressalta a artista.
“O resultado do trabalho da Valeria Menezes representa a proposta da Feira SUB de apresentar diversidade e trazer variados formatos de arte impressa e publicações independentes que estão sempre em transformação por conta da criação artística e literária desses artistas e publicadores independentes. Uma mutação constante, que nasce do subversivo, da vontade de criar novas formas para apresentar seus trabalhos e realizar transformações nas pessoas que curtem esse tipo de arte”, observa Fabiana Pacola Ius.
Inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 2ª. edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes e autorais que acontece em 16 de setembro de 2017, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 21h.A inscrição é gratuita por meio do formulário neste link: https://goo.gl/forms/2kURrsag4N6jthqu1 que está disponível também na página do Facebook da Feira SUB (https://www.facebook.com/feirasub/).Qualquer pessoa, artista, coletivo ou editora, de qualquer lugar do país pode participar.As inscrições vão até 23h59 do dia 16 de julho de 2017 e passam por um trabalho de curadoria para escolha de cerca de 55 expositores, que serão divulgados até o dia 18 de agosto.
A Feira SUB apresenta os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico. É uma iniciativa do The Mix Bazar, de Campinas. A edição de 2017 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria da Cultura e da Agência Social de Notícias.
Serviço
Feira SUB 2017
Inscrições: até 16 de julho (gratuitas)
Divulgação dos selecionados para a Feira: 18 de agosto
Data da Feira: 16 de setembro de 2017
Horário: 11 às 21 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)
Informações e dúvidas sobre as inscrições: feirasub@themixbazar.com.br