O jornalista José Pedro Soares Martins, editor da Agência Social de Notícias, é o vencedor no Brasil do prêmio internacional de jornalismo Road Safety Reporting, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundação FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e realizado pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ na sigla em inglês. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 10 de fevereiro, na sede do ICFJ em Washington.
Martins venceu o prêmio com a reportagem “Brasil tem desafios gigantescos na Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, publicada na Agência Social de Notícias, parceria do Hora Campinas. Também foram vencedores da premiação jornalistas do México, Índia, Nepal e Nigéria.
O Centro Internacional para Jornalistas lembra que, de acordo com a OMS, quase 1,2 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada ano – mais de 2 a cada minuto – representando a principal causa global de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. Neste cenário, o prêmio foi idealizado com o propósito de estimular os jornalistas a produzir histórias que chamassem a atenção para “as mortes e ferimentos em acidentes de trânsito em alguns dos países mais atingidos”.
Sediada em Genebra, Suíça, a OMS é a agência da ONU à frente da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, considerando que a escalada de mortes e ferimentos em acidentes configura um dos maiores desafios globais em saúde pública. Com sede em Londres, a Fundação FIA é uma instituição filantrópica da Federação Internacional de Automobilismo que busca, entre outras ações, “facilitar e fortalecer reportagens e narrativas por meio de multimídia, podcasts, reportagens fotográficas, histórias transfronteiriças e investigações para ajudar o público a acessar informações de uma variedade de perspectivas diferentes sobre segurança no trânsito”.