Ela mesclou as linguagens da arquitetura e da arte contemporânea para gerar uma narrativa singular. São texturas que evocam projetos arquitetônicos e urbanísticos e inspiram novas leituras do tempo e do espaço. Um olhar diferenciado sobre a realidade sedutora e inspiradora dos dias que correm. A construção de uma cidade imagética e corporal. Uma síntese da obra instigante de Adriana da Conceição é o destaque a partir desta sexta-feira, dia 23 de junho, na Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.
Nascida em Campinas, Adriana da Conceição formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-PUC-Campinas em 1982. Desde 1993 ela trabalha com arte contemporânea e tem sido intensa e densa a sua trajetória, marcada pelo manejo de técnicas diversificadas em desenho, colagem, imagem fotográfica, instalação e interferência urbana.
Sua última exposição, “Estratégias visuais no site arquitetônico”, continua na Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, até o dia 29 de julho (avenida Dona Maria Franco Salgado, 250, Jardim Atibaia, das 9 às 12 horas e 14 às 17 hs de segunda a sexta e 9 às 12 horas aos sábados). “A desconstrução processual de atmosferas, sobretudo com a utilização de modalidades que colocam a arquitetura em protagonismo, agenciam as obras na exposição de Adriana da Conceição”, comentou o curador do evento, Andrés I.M.Hernández, que atuou como coordenador de exposições na Bienal de Havana e como coordenador executivo do Departamento de Curadoria do MAM-SP.
São várias participações da artista/arquiteta/urbanista em exposições individuais e coletivas, desde 1999, quando a série “Palimpsestos Visuais” esteve na Galeria Lisboa Pente Hotel e na Cordoaria Nacional, na capital portuguesa. Em 2001, as “Pegadas D’Alma” estiveram na ARTEXPO, no Jacob Javits Convention Center, em Nova York. Em 2003, foi a vez do Projeto Atos Vistos Revistos brilhar na Galeria D’Art Maison Français Mansart, em Paris.
O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) “José Pancetti”, a Bienal Naïfs em Piracicaba, o SESC Pompeia e a II Bienal Internacional Independiente de Arte Gráfica, com a Série “Ações Anotadas”, em São Petersburgo, na Rússia, foram outros espaços onde a obra única de Adriana da Conceição deixou a sua assinatura.
Ela agora brinda a Galeria Virtual ASN com suas obras. A Galeria Virtual da Agência Social de Notícias apresenta o trabalho de artistas plásticos e fotógrafos de Campinas e região.