“Tropa de Elite 2″, “Carandiru”, “Cidade de Deus”, “Aquarius”. A lista de sucessos produzidos pela Globo Filmes é extensa. São milhões e milhões de espectadores e uma múltipla temática abordada. Mas qual o impacto concreto da Globo Filmes no panorama audiovisual brasileiro? E quais as motivações da Globo para investir pesado no segmento? Estas são questões centrais que permeiam o livro que será lançado em Campinas, na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro, pela professora da PUC-Campinas Juliana Sangion. O livro “Vale a pena ver de novo? O impacto dos vinte anos da Globo Filmes nas relações entre TV e cinema no Brasil” (Traçado Editorial) será lançado às 20 horas, no Chopp do Fritz, em Barão Geraldo. Juliana é doutora em Multimeios pela Unicamp, na área de Cinema Brasileiro, e máster em Comunicação Institucional pela Universidade Autônoma de Barcelona.
O livro abrange o período entre 1998 e 2018: os primeiros 20 anos da empresa. A partir de dados oficiais do setor, entrevistas e análise de filmes e programas televisivos, a pesquisadora nos apresenta um panorama do audiovisual brasileiro nessas décadas e convida o leitor a refletir sobre o impacto da criação do braço cinematográfico das Organizações Globo.
Segundo a autora, “a criação da Globo Filmes e seu modelo de negócios teve forte impacto na produção cinematográfica nacional. Investigar essa situação após duas décadas torna-se crucial para discutir a circulação de narrativas dominantes em uma indústria tão concentrada como a do audiovisual”.
Como a Rede Globo explora, na televisão, o conteúdo produzido para o cinema e vice-versa? De que maneira a Globo promoveu profissionais da emissora na direção de seus filmes? Essas são algumas das perguntas que nortearam as pesquisas de Juliana Sangion. Para ela, “o tema estimula a refletir sobre o papel dos meios de comunicação e das indústrias do entretenimento nas disputas culturais e ideológicas, e a pensar novas possibilidades e alternativas na produção de bens simbólicos”.
A publicação é instigante e útil a todos que se interessam por televisão e cinema no Brasil, especialmente estudantes e pesquisadores das áreas de comunicação, audiovisual, cinema e ciências sociais, além de profissionais que atuam nesses setores. Um dos pontos críticos do livro é o conceito cunhado por Juliana Sangion, de “contrabando audiovisual”, com o qual a pesquisadora caracteriza a permanente troca de experiências, recursos e linguagens entre as produções da Globo Filmes e os produtos da TV Globo.
Juliana Sangion é professora da PUC-Campinas, em disciplinas das áreas de audiovisual, documentário e telejornalismo. Ela lecionou no departamento de comunicação do Centro Internacional de Estudos Universitários de Barcelona ((IUSC). A Traçado Editorial, que publica o livro, é uma editora independente que tem como foco narrativas de não-ficção e textos acadêmicos na área de Comunicação e Artes.
Serviço
O que: Lançamento do livro “Vale a pena ver de novo?”
Quanto: Evento gratuito
Quando: 14/09/2018, às 20h
Onde: Chopp do Fritz: Av. Albino J. B. de Oliveira, 2059, Barão Geraldo, Campinas – SP