Capa » Cidadania » Coca-Cola FEMSA Brasil abre inscrições do edital “Ideias para um Mundo Melhor”
Coca-Cola FEMSA Brasil abre inscrições do edital “Ideias para um Mundo Melhor”
Mercadinho Solidário atende a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social (Foto Divulgação)

Coca-Cola FEMSA Brasil abre inscrições do edital “Ideias para um Mundo Melhor”

Até 31 de agosto, ONGs podem inscrever projetos focados em inclusão, empreendedorismo e meio ambiente. 

A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, lançou a sexta edição do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’. Neste ano, ONGs poderão receber até R$ 50 mil para projetos sociais que atuem no desenvolvimento comunitário e bem-estar social nos estados onde a companhia tem operações (MG, MS, PR, RS, SC e SP). Campinas, Jundiaí e Sumaré são novamente cidades contempladas pelo edital.

A edição de 2021 receberá, até 31 de agosto, provenientes de organizações sociais sediadas em ambos os municípios e legalmente constituídas sem fins lucrativos, propostas divididas em três áreas: Inclusão, em que poderão ser tratados temas como diversidade, empoderamento dos públicos feminino, racial, LGBTQIA+, PCD e refugiados; meio ambiente, com temas voltados para água, economia circular e clima; e empreendedorismo, voltado para o fomento econômico, geração de emprego e renda.

“Com o avanço da vacinação e a expectativa do retorno à normalidade, essa edição do edital “Ideias para um Mundo Melhor” visa empoderar as pessoas através de crescimento pessoal, profissional e de inclusão. O edital já se mostrou relevante ao impactar 20.600 pessoas por intermédio de ONGs e reforça a missão da Coca-Cola FEMSA Brasil de gerar bem-estar social nos lugares em que está presente”, afirma Camila Amaral, diretora Jurídica e Assuntos Corporativos.

Além de Campinas, Jundiaí e Sumaré, este ano, foram contempladas as cidades de Bauru, Marília e Mogi das Cruzes (SP), Antônio Carlos (SC), Porto Alegre (RS), Maringá e Curitiba (PR), Itabirito (MG) e Campo Grande (MS). Cada uma delas poderá receber aportes de até R$ 50 mil do edital, a serem distribuídos entre os projetos selecionados.

Para incentivar o maior número de inscrições de projetos, a companhia oferece, em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, instituição sem fins lucrativos que dissemina a cultura do trabalho organizado, cursos de capacitação voltados para a elaboração de projetos, metas e indicadores, além de conceitos de inovação e ferramentas digitais.

Divulgação do Edital

Divulgação do Edital

Ações amenizam desigualdades sociais 

Nos cinco anos de edital, o aporte financeiro da Coca-Cola FEMSA Brasil possibilitou o desenvolvimento de ações capazes de amenizaram desigualdades sociais.

Em Campinas e em Sumaré, onde a empresa opera um Centro de Distribuição (CD) regional, recursos destinados pelo edital apoiaram o trabalho de duas ONGs nesse período. Uma delas foi o Grupo de Apoio Nisfram, de Sumaré, com o projeto Mercadinho Solidário.

O advento da Covid-19 fez com que muitas famílias, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social, fossem atingidas drasticamente pela paralisação das atividades econômicas. O Mercadinho Solidário foi concebido com a proposta de minimizar os impactos socioeconômicos decorrentes da pandemia nas famílias assistidas pelo Grupo Nisfram, por meio da oferta de gêneros alimentícios, sanitários e de higiene, serviço que até então não integrava as atividades assistências oferecidas pela entidade.

“A oferta de reforço alimentar, de higiene e limpeza não fazia parte do nosso trabalho. Porém, com a pandemia, isso tornou-se necessário, porque as famílias passaram a ter necessidades que iam além do acompanhamento social que já prestávamos rotineiramente”, conta Rosa Góes, presidente da instituição.

De acordo com ela, o aporte disponibilizado pelo edital da Coca-Cola FEMSA Brasil permitiu ampliar o serviço proporcionado pelo projeto a 60 famílias em situação de extrema vulnerabilidade atendidas pela ONG. Cada família beneficiada passou a receber um crédito de R$ 70,00 por mês para adquirir os produtos presentes no Mercadinho Solidário, podendo escolher entre gêneros alimentícios (como laticínios, proteínas, perecíveis e hortifrútis) e sanitários (ou de higiene pessoal), conforme a sua real necessidade, de maneira diferenciada em relação à tradicional distribuição de cestas básicas contendo itens predeterminados.

A Nisfram atua desde 2001 em sintonia com as necessidades emergentes de sua região, aplicando projetos socioeducativos elaborados para promover uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e cidadania, por meio de atividades educacionais, culturais, artísticas, esportivas, de lazer e de formação profissional. O nome da ONG é uma referência aos bairros de Sumaré localizados em sua área de abrangência (Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã).

A outra instituição beneficiada na região foi a ONG Lona das Artes, de Campinas. Seu projeto ‘Aqua Circus’, selecionado em duas edições consecutivas do edital, utiliza a arte circense como instrumento de educação ambiental para jovens moradores em áreas de vulnerabilidade social.

Por meio de encenações teatrais e atividades lúdicas, o ‘Aqua Circus’ busca conscientizar sobre questões como o direito das comunidades mais vulneráveis ao acesso sustentável à água potável e ao saneamento, bem como sobre a necessária mudança de hábitos e práticas com vistas ao consumo econômico e à preservação dos recursos hídricos.

Famílias beneficiadas pela Almater (Foto Divulgação)

Famílias beneficiadas pela Almater (Foto Divulgação)

Em Jundiaí, curso de cozinha para mães 

Em Jundiaí, onde a empresa opera uma fábrica que é referência mundial em consumo econômico de água, recursos destinados pelo edital apoiaram o trabalho de três ONGs nesse período. Uma delas foi a Associação Almater, que propôs no projeto ‘Alimentando o futuro’ a abertura de um curso regular de cozinha experimental para capacitar diretamente 20 mulheres e utilizar o produto desse curso como fonte de alimento para 150 crianças que já são atendidas pela entidade.

De acordo com Narrinam Camargo, responsável pelo projeto da Almater, o investimento e o suporte na execução proporcionados pela Coca-Cola FEMSA Brasil foram muito importantes para que a instituição apresentasse uma nova perspectiva sobre alimentação consciente para as mães participantes, e também colaborou para a construção de vínculos ainda mais fortes com elas.

A Almater desenvolve um trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco social no território do Jardim São Camilo. Narrinam explica que a questão da alimentação sempre foi uma grande vertente da atuação da entidade.

“Promover uma alimentação mais consciente, saudável e responsável era uma das nossas prioridades. Contudo, por conta do orçamento limitado, realidade da maioria das organizações da sociedade civil do terceiro setor, não tínhamos condições de executar um projeto que trabalhasse exclusivamente com esta demanda. O edital nos proporcionou uma oportunidade de sonhar a respeito e construir um projeto”, ressalta ela.

Foi concebido então um curso de cozinha, em que as mães das crianças atendidas na OSC pudessem aprender sobre alimentação natural e reaproveitamento de alimentos. Foi também construído um módulo de cozinha empreendedora, considerando todas as necessidades de geração de renda das famílias atendidas.

“Mesmo com a pandemia, conseguimos executar o projeto à distância. Organizamos material de apoio, adaptamos as aulas presenciais para vídeo aulas, combinamos um calendário semanal de atividades e conversamos abertamente com todas as nossas mães. Realizamos o projeto com 40 mães do território, no meio da pandemia, com todas as dificuldades financeiras das famílias. Foi incrível e transformador”, destaca Narrinam.

As demais instituições beneficiadas em Jundiaí foram a Associação Acolhimento Bom Pastor, que promoveu a cidadania participativa para crianças e adolescentes do bairro Jardim Novo Horizonte, a partir do estudo de temas relacionados ao uso consciente da água e ao correto descarte de resíduos por meio do uso de mídias sociais e peças audiovisuais, como jornal, blog e vídeos, no projeto ‘Mídia Cidadã’; e a CESPROM – Associação Educadora e Beneficente, que acolhe imigrantes e venceu o edital com a proposta de oferecer por meio do projeto ‘Mãos em Ação’ cursos de capacitação em panificação, confeitaria e auxiliar de cozinha para auxiliar as pessoas atendidas a melhorar suas chances no mercado de trabalho, contribuindo também para mitigar o impacto causado pela pandemia de Covid-19.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.