Capa » Ecodesenvolvimento » Escolas do Semiárido terão cisternas para água da chuva e caminhões-pipa
Escolas do Semiárido terão cisternas para água da chuva e caminhões-pipa
Seca no Nordeste: recursos hídricos são tema fundamental no Brasil (Foto José Pedro Martins)

Escolas do Semiárido terão cisternas para água da chuva e caminhões-pipa

Um conjunto de 5 mil escolas do Semiárido, que passa por mais uma seca histórica, receberá até 2016 cisternas para captar água da chuva ou de caminhões-pipa. A primeira cisterna foi instalada na Escola Municipal “Furtado Leite”, em Nova Russas (CE). A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

As cisternas são construídas com placas de cimento e têm capacidade para armazenar 52 mil litros de água, captada da chuva ou mesmo fornecida por carros-pipa. A obra garante que a escola tenha água de qualidade e funcione normalmente, mesmo no período da estiagem.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a coordenadora da escola Furtado Leite, Margarida Lopes de Souza, contou que, antes da cisterna, a situação era grave. ““Fazíamos o impossível para ter água na caixa e não suspender as aulas””, disse a coordenadora. Segundo ela, agora a escola está preparada para conviver com a estiagem. “”A nossa vida na escola mudou. Já está chovendo na região e temos água para abastecer a cisterna. Não vamos sofrer quando a secar chegar”, destacou.”

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, “as cisternas ampliam o acesso à água no ambiente escolar, servindo para consumo e preparo dos alimentos servidos nas escolas. Quando não tem água na escola, as crianças voltam para suas casas. A cisterna transforma essa realidade e garante a frequência escolar, além da segurança alimentar.” O Programa Cisternas nas Escolas prevê investimentos de R$ 69 milhões.

Fonte: MDS

Algumas regiões do semiárido, principalmente no Nordeste, estão entrando no quarto ano seguido de seca. O Lago de Sobradinho, no rio São Francisco, na Bahia, considerado o maior reservatório de água do Nordeste, está com menos de 20% de sua capacidade. Somente em Pernambuco, 56 municípios estão em estado de emergência por causa da estiagem prolongada.

O Semiárido brasileiro abrange uma área de 969.589,4 km² e soma 1.133 municípios de nove estados do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A ASA, parceria do MDS no Programa Cisternas nas Escolas, atua em todos esses estados e também no Maranhão. Nessa região, vivem 22 milhões de pessoas, que representam 11,8% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o Semiárido mais populoso do planeta.

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta