O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 4000 pessoas. É uma festa julina anual com duração de 18h, que ocorre sempre no segundo sábado do mês de Julho. Este ano será no dia de 11 de Julho, sábado, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, que também abriga o primeiro Centro de Referência Jongueiros do Sudeste – Comunidade Jongo Dito Ribeiro, do estado de São Paulo.
A festa inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo, entre outros estados, do segmento afro e negro. Tem jongo, samba, maracatu, rap entre outras misturas e manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas da culinária afro, pratos julinos, vestuários e artesanato.
Em 2009 o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade. Em 2014 o Arraial foi inserido também no calendário oficial do município de Campinas, alcançando o reconhecimento local e fortalecimento da Comunidade Jongueira que é um dos únicos Patrimônios Culturais imaterial reconhecido na cidade. A Festa acontece na sede da comunidade, a Casa de Cultura Fazenda Roseira, sede instalada em uma antiga fazenda, na periferia de Campinas/SP. A entrada é 1kg de alimento não-perecível, os quais, serão doados para o banco de alimentos da Prefeitura Municipal de Campinas.
Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos, parceiros e familiares no maior evento realizado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro. A Casa de Cultura Fazenda Roseira fica na Rua Domingos Haddad, s/n° 01 em frente ao Hospital da PUCC II, dentro do Residencial Parque da Fazenda – rua s/ saída.