A capacidade de reinvenção em situações de dificuldades e conformismo social, tornando a vida mais inspiradora, despertando o pertencimento social, e o mais importante, o reconhecimento do outro como um igual. Este é o núcleo de “Renovo”, livro que o sociólogo, filósofo, teólogo e escritor Fernando Moraes lançou recentemente pela Editora Novo Conceito.
De acordo com Fernando Moraes, atitudes positivas, reconhecimento por um feito artístico, envolvimento cognitivo com o que se gosta e o que se faz bem são algumas atitudes que fazem parte do Renovo.
Para o autor, o Renovo “nos dá a possibilidade de fazer melhor, de ter esperança, de transformar o estado de fatalidade em felicidade mesmo que seja momentânea”. Ele sintetiza: “É preciso se reinventar para que aconteça a mudança de vida”.
O lançamento nacional aconteceu no último dia 21 de outubro, quarta-feira, na livraria Leitura do Campinas Shopping.
Fernando Gomes de Moraes é especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais e Professor Universitário. Realizou muitos trabalhos no campo missionário em comunidades pobres, destacando África, em especial Angola e Moçambique, e também atuou na elaboração de Projetos de Desenvolvimento Comunitário para o Timor Leste (Protagonismo Juvenil), Paraguay, Venezuela e em comunidades Sertanejas do Nordeste Brasileiro.
É membro titular da Comissão de Estudos para o Desenvolvimento da África Austral do Parlamento Europeu – Bruxellas/Bélgica e da Comissão do Relatório Final do Projeto “Processos de Democratização e Desenvolvimento em Angola e África Austral” 2015, da Universidade Católica de Angola e o Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa.
Fernando Moraes foi Secretário Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia-SP (2008-2012) e Presidente da Câmara Temática “Desenvolvimento Social” da Região Metropolitana de Campinas. Atualmente é Diretor Estadual de Desenvolvimento Social da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel – Funap – Governo do Estado de São Paulo. Lançou no início deste ano o livro “A ARTE DE PERTENCER”, também pela Editora Novo Conceito.
Um livro de cordéis