“Vamos trabalhar pela arte, pela inclusão, pela paz por um mundo melhor! Esse é um momento especial, o primeiro de muitos que virão”, alegra-se a bailarina e educadora Keyla Ferrari Lopes, doutorando da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, que assume a presidência da sessão do Conselho Internacional da Dança (CID) da Unesco em Campinas, na noite desta sexta-feira (27), na Sala do Júri do Liceu Salesiano de Campinas.
Seu trabalho especial – Escola de Dança – chamou a atenção da Unesco. O projeto desenvolvido por Keyla no CIS Guanabara, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unicamp, faz parte da Cia de Dança Humaniza, um programa de inclusão social por meio da dança e do circo. A Cia foi indicada ao Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência em 2013 e é formada por pessoas com e sem deficiência e mães bailarinas, idealizado e coordenado por Vicente Pironti.
A Unesco fez um convite para apresentar o trabalho na Grécia, em outubro, e Keyla aceitou. Com o mesmo brilho nos olhos que se encontra todas as manhãs de sábado com os alunos, agora ela aceita a missão de presidir o Conselho Internacional da Dança (CID) da Unesco em Campinas. “Continuarei a incluir.” Para a cerimônia de posse, o padrinho da Humaniza, Carlinhos de Jesus, mandou em vídeo de parabéns.
Um Encontro pela dança
Keyla acaba de lançar o livro “Um Encontro pela Dança: Trajetórias e Conquistas”, em coautoria com seu orientador de doutorado, professor Paulo Ferreira de Araújo, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, e Rosângela Bernabé. A publicação foi entregue ao presidente da Unesco, Alkis Raftis, e será traduzido para o inglês e divulgado no portal da Unesco. “Acredito na união, no grupo como a força transformadora”, comemora Keyla.