O desfile de 2016 da City Banda foi um novo sucesso no Pré-Carnaval de Campinas, com mais de 25 mil foliões, mas esta foi a última edição da “confederação de blocos” no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí. O novo endereço da City, a partir de 2017, pode ser a Avenida Norte-Sul, embora outras alternativas estejam sendo estudadas.
A transferência de local, do Centro de Convivência para outro espaço, já foi discutida nas reuniões entre a organização da City Banda com os órgãos públicos, como Secretaria Municipal de Cultura, Setec, Emdec, Polícia Militar e Guarda Municipal. Apenas não houve mudança em 2016 porque os trâmites já estavam em curso.
Uma hipótese citada, a do Parque Ecológico Monsenhor Emilio José Salim, foi descartada pelos organizadores, pois significaria uma descaracterização dos propósitos da City de “brincar o Carnaval na rua”.
Como havia sido combinado com os órgãos de segurança, a direção da City Banda desligou o som às 19 horas. Começou então a dispersão. Houve conflitos algumas horas depois, inclusive com o uso de gás lacrimogênio.
Mais uma vez, foi mobilizada uma grande estrutura para o Centro de Convivência e arredores, com equipamentos como banheiros químicos, equipes do Samu e policiamento. “Durante o percurso não houve um incidente”, comemorou Paulinho Lima, um dos membros da direção da City Banda, que movimenta o Carnaval de rua de Campinas desde 1994. “No início foi difícil levar o campineiro para brincar o Carnaval na rua, mas o objetivo foi alcançado”, avaliou Paulinho.