Lydia Hortélio teve uma infância de muita brincadeira, entre 25 mangueiras do quintal de sua casa em Serrinha, no Sertão da Bahia. Mas também havia várias outras espécies de frutas, que o pai gostava de plantar, trazidas dos vários lugares para onde viajava. Esta vivência saborosa e divertida foi a base para que ela depois se tornasse uma das maiores educadoras brasileiras na área do brincar aliado à música. Nesta terça-feira, 21 de outubro, Lydia Hortélio leva a sua rica experiência para duas atividades no SESC-Campinas.
Na oficina Música Tradicional da Infância, das 10 às 12 horas, a educadora e pesquisadora fará um convite aos participantes a compartilhar práticas e reflexões sobre a cultura infantil e música tradicional da infância registradas nos cds Abre a Roda Tindô lê lê e O Bela Alice. Já no encontro Construindo Saberes – A Criança Nova… A Criança Eterna, que acontecerá das 19 às 21 horas, Lydia abordará o comportamento da cultura infantil através dos tempos, sempre explorando os brinquedos e brincadeiras no Brasil e no mundo.
Com formação em piano, educação musical e etnomusicologia, e estudos no Brasil, Alemanha, Portugal e Suíça, Lydia Hortélio participa de forma incansável de eventos por todo o território brasileiro e no exterior, divulgando a importância da cultura da infância, refletindo sobre o seu papel na sociedade contemporânea. Ela é fundadora da Casa das Cinco Pedrinhas, um centro de estudos, formação e brincadeira.
A Oficina Música Tradicional da Infância tem vagas limitadas, sendo grátis para comerciário [trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes], R$ 5,00 [usuário matriculado no Sesc e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, servidor de escola pública, maiores de 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência] e R$ 10,00 [inteira]. O encontro Construindo Saberes – A Criança Nova… A Criança Eterna é grátis, mas também tem vagas limitadas. Inscrições e informações na Central de Atendimento do SESC-Campinas: (19) 3737-1500
.