Houve um tempo em que o disco de vinil foi condenado à morte, pelo avanço das tecnologias digitais que apontavam um novo cenário para o universo da música. Mas a famosa “bolacha” resistiu e, pelo contrário, virou “cult”. Grande parte dos lançamentos de CDs invariavelmente é acompanhada, hoje, de reproduções em vinil, para o encanto de novas e (não muito) velhas gerações. A celebração desse produto saboroso da indústria cultural estará na Feira de Discos de Vinil de Campinas, que acontece no próximo dia 27 de novembro, domingo, em conjunto com o Bazar Clube das Pin Ups. Será na Estação Cultura, das 12 às 20 horas, com muita música com os DJs convidados.
Segundo os organizadores, a Feira de Discos de Vinil de Campinas pretende reunir vendedores, compradores, colecionadores, aficionados e interessados no mundo da música, “principalmente no que se refere a LP’s”. Em outras palavras, “basicamente todo tipo de doido por discos e música em geral, desde jovens que estão conhecendo este vasto universo até os colecionadores mais específicos, daqueles que possuem mais discos do que espaço para guardá-los”, diz Daniel Etê, um dos idealizadores do evento. “Esperamos garantir a todos um agradável domingo, cheio de oportunidades de conhecer gente nova, música boa e principalmente discos legais, daqueles que escrevem a história, seja ela a oficial ou não”, acrescenta.
A Feira acontecerá de modo concomitante com o Bazar Clube das Pin Ups. O Clube das Pin Ups é um evento de moda, que circula no universo da música e flerta com a artes visuais desde novembro de 2006. Sua primeira edição aconteceu, em Campinas, dentro de um apartamento num encontro informal entre amigas com interesse em moda e drinks. Conforme seu crescimento, atingiu repercussão na mídia através de seus frequentadores, produtores de moda, artistas, coletivos de arte, djs e pessoas que buscam um olhar diferente sobre comportamento e estilo de vida. Já foram várias edições em Campinas e em São Paulo.
O Clube foi idealizado por Milena Carlström, que possui uma vasta experiência em produção cultural, tendo trabalhado no Mercado Mundo Mix, Campinas, e na extinta e lendária loja 60’s em São Paulo. O Clube afirma que, para se tornar um expositor, o interessado deve enviar fotos digitais para: bazarclubedaspinups@gmail.com
O evento na Estação Cultura contará ainda com venda de alimentação e bebidas, além de discotecagem com DJs locais. Os DJs convidados são:
– Lima Cruz – Responsável pela curadoria do Delta Blues Bar durante sua era mais clássica e significativa.Conhecido por seu vasto conhecimento sobre Blues e Rock, abre seu case de Lp’s “e agracia a geral com clássicos e tesouros ainda desconhecidos pela maioria”, informam os organizadores.
– Riva Rock – Proprietário da loja de mesmo nome, foi um dos principais responsáveis pela retomada e crescimento do mercado voltado aos LP’s em Campinas e região. “Promete um set especial em homenagem à comemoração do aniversário do mestre Jimi Hendrix”, garantem os entusiasmados responsáveis pelo evento.
– Daniel Etê – Músico, produtor, ilustrador e lojista, responsável pelo festival Autorock e integrante das bandas Drakula e Muzzarelas.