O Teatro Municipal Castro Mendes já está apresentando ao público a exposição Humorosas, que antes ficou no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”. Humorosas é composta por obras de humor gráfico e esculturas de 20 artistas gráficas da cidade e também de outras regiões do Brasil. Foi aberta no MACC no dia 8 de março, para marcar o Dia Internacional da Mulher.
Humorosas fica no Castro Mendes até o dia 01 de abril, podendo ser apreciada por ocasião dos espetáculos no Teatro. A partir do dia 9 de abril a exposição permanecerá no Ateliê Lisa França, no distrito de Sousas.
A concepção da exposição foi do artista plástico Robinson José da Silva. A curadoria é de Synnöve Hilkner. Tanto Robinson como Synnöve já foram premiados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
“Conversando sobre a pouca representatividade das mulheres no humor gráfico, em salões de humor do Brasil e do mundo e, em especial, do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, onde poucas foram selecionadas e nenhuma havia sido premiada, em 2017, Robinson lançou a ideia de uma exposição, em Campinas, com peças de humor produzidas por mulheres”, escreveu Synnöve, sobre o processo de construção da exposição, em artigo especial para a Agência Social de Notícias (aqui).
As Humorosas são: Alice Pereira, Ana Abreu, Ângela Cruz, Arlete Nunes, Ignez de Castro – a Dadí, Gaby Pendezza, Keila Knobel, Laerte Coutinho, Larissa dos Anjos, Lili Detoni, Lisa França, Maria Luziano, Maria Rita Correa, Marília Cotomacci, Marisa Carvalho, Nale Simionatto, Pryscila Vieira, Rosana Amorim, Suélen Becker e Synnöve Hilkner.