Acúmulo de tempo e poeira, matéria sutil, misturam-se entre as paredes corroídas de uma antiga vila de Colonos, da Fazenda Rio das Pedras, em Barão Geraldo, Campinas. Território oculto, antigo celeiro de escravos e imigrantes, revela-se um espaço mediúnico que entrelaça passado e presente em um mesmo plano. Esta é a matéria-prima da exposição “As Almas de Barão”, que o fotógrafo Rodrigo Marques apresentou no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) “José Pancetti”. Um recorte da exposição é o destaque a partir de hoje da Galeria Virtual da Agência Social de Notícias.
O fotógrafo conta que, ao longo de quatro anos, duração do projeto, meditou sobre a relação perceptiva entre o que se vê e o que se sente. “A fotografia, por sua vez, media toda a relação de pensamento e construção narrativa deste universo inesgotável, que envolve não somente o ato de registrar, mas a importância de cada paisagem, humana ou natural, dentro deste contexto (da experiência real e sensitiva)”, ele destaca.
Ele nota que o projeto não se atem apenas a desvendar, mas transborda em sua vasta plasticidade visual, social e simbólica, trazendo revelações íntimas sobre a sua experiência em relação ao espaço retratado e seus moradores, contando uma nova história dentre tantas outras possíveis. O resultado foi uma exposição com estética singular, em que o mistério e os sentimentos afloram junto com os personagens, como pode ser visto na Galeria Virtual ASN.
Estudante de Artes Visuais na PUC-Campinas, tem residência artística no Cemitério do Peixe (Morte e Magia nas Artes Visuais), em 2015. Participou de coleções de Arte Pública no MUHM (Museu da História da Medicina), em Porto Alegre, em 2012, e no Acervo Público da Prefeitura Municipal de Campinas.
Entre suas exposições individuais estão As Almas de Barão (Prêmio Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC), Projeto Mata de Galeria (na Galeria Sede, maio de 2004) e mostra na Galeria de Artes Casa do Lago (Unicamp, em 2012).
Também participou das exposições coletivas: 46º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André; Convocatória Foto em Pauta, de Tiradentes (MG), em 2017; Interjeições SUR – Geografias da Violência, em Neuquém, Argentina; Alfredo Volpi (SP – Brasil) – Flassaders Center (Palma – Espanha), em 2016; 2º Salão Internacional de Outono da América Latina (SOAL), em 2015; Salão de Fotografia Pérsio Galembeck, em Araras, 2015; Salão de Artes de Vinhedo (SAV), em agosto de 2015; Teatro Castro Mendes, em Campinas, 2013; Centro Cultural Oswald Andrade – “Primitivas”, em São Paulo, 2013; Museu de Imagem e Som (MIS), Campinas, 2013; Centro Cultural Hilda Hilst, Campinas, 2011; Festival Hércule Florence de Fotografia, Campinas, 2010 e 2012.
Atuou ainda como curador e idealizador da exposição “O Caminho do Corpo”, de Gustavo Olmos, na Galeria Sede, em Campinas, em 2015.
A Galeria Virtual ASN se dedica a exibir e promover o talento em artes plásticas e visuais e em fotografia de profissionais de Campinas e região.
A Mostra “As Almas de Barão” fica no MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” – até o dia 9 de junho na Av. Avenida Benjamin Constant, nº 1.633 – Centro.