Capa » Cidadania » Jornalista francês discute “O Império do Ouro Vermelho” em Campinas
Jornalista francês discute “O Império do Ouro Vermelho” em Campinas
Jean-Baptiste Malet estará na Facamp a convite da Aliança Francesa de Campinas (Foto Divulgação)

Jornalista francês discute “O Império do Ouro Vermelho” em Campinas

As redes de poder tecidas em volta da exploração e comercialização global de um dos produtos mais consumidos pela humanidade, o tomate, constituem o núcleo do livro e do documentário “O Império do Ouro Vermelho”, que será apresentado e discutido em Campinas pelo seu criador, o jornalista francês Jean-Baptiste Malet. A exibição seguida de debate acontece na segunda-feira, dia 2 de setembro, a partir das 10 horas, no auditório da Facamp, em iniciativa da Aliança Francesa de Campinas.

A investigação de Malet, que lhe rendeu o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018, partiu da busca de respostas à pergunta: onde, como e por quem os tomates – esse alimento universal – são cultivados e colhidos? Jean-Baptiste Malet viajou então, dos confins da China à Itália, da Califórnia a Gana, em uma pesquisa única e original que durou dois anos.

O jornalista conheceu comerciantes, colhedores, empreiteiros, camponeses, geneticistas, fabricantes de máquinas, um “general” chinês e até mesmo integrantes da máfia para comprovar que o tomate, mais que apenas uma matéria-prima, é uma síntese da economia mundial. “O império do ouro vermelho nos fala sobre o capitalismo globalizado. Esta é a história secreta de uma mercadoria universal”, salientam os organizadores da visita de Malet ao Brasil. Ele estará em várias cidades, a convite das Alianças Francesas do Brasil.

Capa do livro do jornalista francês (Foto Divulgação)

Capa do livro do jornalista francês (Foto Divulgação)

Malet nasceu em 1987 em Toulon. Jornalista investigativo, é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique. Escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana.

Ele começou sua carreira como jornalista em 2007, com investigações para o jornal satírico Le Ravi, da região de Provence-Alpes-Côte d’Azur. Publicou seu primeiro livro, “Atrás das linhas do Front”, sobre o partido francês Front National, em 2011. De 2008 a 2014, escreveu para Charlie Hebdo, L’Humanité, Golias Hebdo, Regards, Témoignage chrétien, Rue89, Bakchich.

Em 2016, Jean-Baptiste Malet começou a se interessar pelo “business” da espiritualidade ao publicar no Le Monde Diplomatique uma investigação sobre a mania pelo guru indiano Mata Amritanandamayi, mais conhecido como Amma. Em 2018, ele publicou “Antroposofia, esoterismo multinacional discreto”, uma investigação sobre a corrente espiritual com “riscos de excessos sectários” fundada pelo ocultista austríaco Rudolf Steiner. Depois, publica uma investigação sobre Pierre Rabhi intitulada “O sistema de Pierre Rabhi”.

Além do Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018, “O Império do Ouro Vermelho” recebeu o Prêmio Mange, Livre!, em 2017. Inscrições gratuitas para o evento de segunda-feira no endereço: comunicacao@afcampinas.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.