#CampinasCulturalNaoPara
Valeria Scornaienchi é uma artista contemporânea com uma produção potente e intensa. É interessante a relação da artista com os processos, nos quais muitas vezes é o trabalho artístico em si. Em 2017 foi a artista convidada para fazer o Cartaz da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes.
Valéria Scornaienchi é uma artista campineira contemporânea que desenvolve seus projetos no seu próprio ateliê. Sua pesquisa está relacionada com a escrita, o desenho e o espaço. Outras mídias surgem como desdobramento do trabalho para situações expositivas e experimentais. O processo é o trabalho, o trabalho é o processo. Não há distinção. Dialogando o tempo todo com o processo a artista desenvolve seus projetos que incluem desenhos, escrita, projeções, instalações e livros de artista.
Participa de grupos de estudos em artes visuais na Unicamp e grupos de orientação. É uma das integrantes do Farol81 – grupo de artistas de Campinas. Atua como arte educadora em formação continuada com professores da rede pública, ministra cursos de artes visuais e acompanhamentos artístico. Participou de Salões de Arte e de várias exposições coletivas e individuais, entre elas, ‘Nunca Mais’ na Galeria de Arte do Instituto de Artes (Gaia) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ‘Tempo Desmedido’, no Projeto Estante de Livros e Cadernos de Artista do IA da Unicamp; obra ‘Duas Décadas do Museu Universitário de Arte (MuNa)’ em Uberlândia (MG) e ‘Palavra + Imagem’ no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) em Juiz de Fora (MG).
Em novembro e dezembro de 2018, Valéria realizou no Museu de Arte Contemporânea de Campinas ‘José Pancetti’ (MACC) a exposição ‘Pelo Avesso’. O projeto foi contemplado pelo FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – 2016 realização 2018, pertencente à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.
O desenho, a instalação, o som, o livro de artista, a intervenção e o processo fizeram parte da exposição ‘Pelo Avesso’, projeto que a artista desenvolveu desde 2014 quando passou a fazer desenhos de corvos. O ponto de partida foi uma visão recorrente que teve na adolescência de corvos carregando a sua casa. No mesmo ano que decidiu se aprofundar na pesquisa sobre os corvos, numa viagem à Cosenza (Itália), fez um ensaio fotográfico de uma casa que podia ser vista da janela do hotel que a artista se hospedou e que representava exatamente a casa do imaginário simbólico da artista. O processo é a arte.
Conheça mais do trabalho de Valéria Scornaienchi:
https://valeriascornaienchi.com/
Quem deu a dica: Feira Sub de Arte Impressa e Publicações Independentes acontece desde 2016 na cidade de Campinas, SP, com foco na produção independente artística e literária. Apresenta os mais variados formatos de artes visuais e literatura, que inclui livros de artista, zines, ilustrações, gravuras, fotolivros, pôsteres a preços acessíveis. O Mix Estúdio Criativo (MIX) é o organizador da Feira SUB. É um estúdio de design que desenvolve identidade visual, projeto gráfico de publicações – livros de arte, catálogos, revistas, material de comunicação para empresas – arte impressa, arte digital e campanhas para redes sociais.