Capa » Campinas 250 anos » O desafio para Campinas na área de ciência e tecnologia
O desafio para Campinas na área de ciência e tecnologia
João Paulo Feijão Teixeira: "É preciso criar condições para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico, incorporando esses avanços ao processo de produção, de tal forma a elevar a produtividade" (Foto Divulgação)

O desafio para Campinas na área de ciência e tecnologia

João Paulo Feijão Teixeira

Campinas conta com uma estrutura avançada no campo da ciência, tecnologia e inovação. A importância dessa estrutura, a garantia de continuidade das atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas nos institutos públicos de pesquisa estaduais e federais e nas universidades, organizações caracterizadas pela excelência, torna-se essencial para que Campinas continue sendo um dos polos científicos mais avançados do País.

Mas é preciso criar condições para acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico, incorporando esses avanços ao processo de produção, de tal forma a elevar a produtividade. A retomada do desenvolvimento econômico ocorrerá em breve. Nesse sentido, o Estado de São Paulo, que representa cerca de um terço do PIB nacional, se posiciona de modo estratégico para o Brasil superar suas limitações produtivas.

E, para tanto, precisa contar com essas instituições que foram fundamentais para o processo de diversificação e de modernização da produção, que transformaram São Paulo no Estado mais rico do País e no principal polo econômico da América Latina.

É essencial, portanto, ter instituições que mantenham a característica da ciência como bem público, facilitem o acesso ao estoque de conhecimentos, capacitem agentes para recuperar e utilizar as informações disponíveis e nem sempre codificadas. É inquestionável o papel que cabe às instituições de ensino e pesquisa nesse propósito.

A pandemia expôs a face da ciência que resolve problemas, que salva vidas, que é indispensável. Essa visibilidade no pós-pandemia não pode ser perdida, e está a exigir maior relacionamento das instituições com a sociedade e de maneira contínua para ser efetivamente reconhecida como meio de solucionar problemas.

Muitos são os desafios de uma cidade grande e complexa como Campinas, dentre esses, os que se relacionam à melhoria das condições de moradia, proteção ambiental, segurança alimentar, educação, saúde pública da infância ao envelhecimento, entre outros.

Seguramente as instituições públicas que fazem parte do sistema de CT&I, presentes no município, têm muito a contribuir para a superação destes desafios em atendimento à população da cidade.

 

João Paulo Feijão Teixeira é engenheiro agrônomo aposentado e presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.