Capa » Cidadania » 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake abre inscrições
8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake abre inscrições
EE Indígena Capitãozinho Maxakali - Bertópolis _ MG (Foto Divulgação)

8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake abre inscrições

A iniciativa busca reconhecer experiências pedagógicas em todo o país que valorizem diferentes culturas e saberes. As inscrições ficam abertas de 2 de abril a 26 de julho de 2024

Idealizado e coordenado pelo Instituto Tomie Ohtake, o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake segue fundamentado nos pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora, e nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Em suas últimas sete edições, o prêmio mapeou centenas de iniciativas realizadas por escolas públicas, que impactam seus respectivos territórios. Destas, 70 foram premiadas, 10 a cada edição. As inscrições para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake ficam abertas de 2 de abril a 26 de julho de 2024 e devem ser realizadas através do site do Instituto. O Prêmio Territórios conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, com recursos captados através do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

A presente edição busca projetos que integrem a escola às comunidades e conectem as tecnologias presentes nessas diversas vivências (como conhecimentos sobre alimentação, manejo da terra, utilização de tecnologias digitais para transformação social, esportes, cantos, danças, etc) evidenciando caminhos para potencializar a aprendizagem, o conhecimento e a valorização de diferentes culturas, manifestações estéticas, poéticas, artísticas e religiosas e o sentimento de pertencimento àquele território.

As  referências fundamentais para a construção da 8ª edição do Prêmio são as práticas e pensamentos da educadora Cristine Takuá sobre as escolas vivas e a educação indígena; o livro Composto Escola – comunidades de sabenças vivas, da editora N-1 e as reflexões sobre as tecnologias dos saberes presentes em duas publicações desenvolvidas pelo Instituto Tomie Ohtake: Barro, novo caderno-ensaio que será lançado em maio e Territórios em rede – reflorestar o imaginário, dispositivo de conversa para auxiliar escolas, educadores e suas comunidades a implementar ações para a  construção de um território educativo.

EM Quilombola Lydia Sherman (Foto Divulgação)

EM Quilombola Lydia Sherman (Foto Divulgação)

PARA QUEM O PRÊMIO É DIRIGIDO

8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake é dirigido às escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). As inscrições, abertas até 26 de julho, devem ser feitas exclusivamente pelo site: https://www.institutotomieohtake.org.br/territorios/

SELECIONADOS E AÇÕES DE PREMIAÇÃO

Em setembro de 2024 serão anunciadas as 10 experiências selecionadas pelo júri e reveladas pelo site do Prêmio. Além de iluminar experiências significativas, outra marca da premiação é o seu caráter formativo, oferecendo vivências sensibilizadoras e interdisciplinares no campo da arte e da cultura, envolvendo o(a) professor(a), os demais segmentos da escola e representantes da comunidade. As escolas ligadas às experiências selecionadas serão contempladas com livros oferecidos por editoras parceiras; cada iniciativa terá um minidocumentário que apresentará parte dos processos e resultados da respectiva iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à experiência;  uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecido pela Estácio poderá ser utilizada por um estudante, parceiros do projeto ou professor; e apoio financeiro de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais) para a continuidade da iniciativa. Já o responsável pela inscrição participará dos Encontros de Conexão e Reflexão, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas.

ENCERRAMENTO

Em dezembro de 2024 acontece O Encontro de Territórios, no Instituto Tomie Ohtake, que marca o encerramento da edição com uma cerimônia de premiação das 10 estratégias pedagógicas, quando as equipes poderão compartilhar seus projetos entre os participantes de diferentes regiões do país.

SOBRE O PRÊMIO TERRITÓRIOS OHTAKE

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios.

Em sete edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 500 projetos da rede pública de todo o Brasil e, entre eles, premiou 70 projetos até o momento. Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/escolas-premiadas

Em 2020 o Prêmio Territórios lançou sua primeira publicação: Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território. A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios, convidou profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes. O download da publicação pode ser feito gratuitamente: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/publicacao/ 

SOBRE O INSTITUTO TOMIE OHTAKE

O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 28 de novembro de 2001, tornou-se uma referência no circuito das artes visuais pela qualidade de sua programação. Destaca-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes, arquitetura e design, além de prêmios nestas três áreas e um dedicado a escolas públicas, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Em sua programação contempla ainda apresentações musicais e de dança. A instituição consagrou-se por conceber um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material, no treinamento de professores e numa grade de cursos com visão inovadora no ensino da arte. Além disso, desenvolve inédito programa de acessibilidade para repensar questões como acesso à cultura e diversidade, com foco no atendimento de públicos que não têm garantidos seus direitos sociais.

Saiba mais através do site do Prêmio Territórios Tomie Ohtake:

https://www.institutotomieohtake.org.br/territorios/

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.