Iniciativa da Unimed Campinas tem várias atividades para a terceira idade e foco na saúde, socialização e qualidade de vida
Aos 78 anos, Dona Maria Teresa Stênico faz aulas de ginástica, dança, teatro, oficina de memória, Yoga e meditação. A idosa frequenta o programa Saúde Toda Vida há 9 anos e não tem dia preguiçoso que a segure em casa. “Já levei muitas amigas que estavam deprimidas ou doentes e o programa mudou a vida delas. Destaco também os encontros quinzenais nas terças-feiras onde a gente aprende e se diverte muito, troca ideias e até receitas”, afirmou.
A fisioterapeuta aposentada Rita Inforçatti começou a frequentar o programa antes de se aposentar e há 4 anos não perde uma aula de ginástica, yoga e outras atividades para manter o corpo e a mente sempre em movimento. “Sou grata a Deus por esse programa e à minha amiga Ana que recomendou o Saúde Toda Vida para mim. Certa vez, meus filhos que moram em Santo André convidaram a mim e ao meu marido para mudarmos para lá. Sem hesitar, respondi que não, porque lá não tem o Saúde Toda Vida”, contou.
O Saúde Toda Vida, programa que promove a inclusão social e o bem-estar físico e mental de pessoas idosas está completando 25 anos neste mês de abril. É a mais antiga iniciativa social da Unimed Campinas em funcionamento. Iniciado em 1999, o Programa oferece várias atividades gratuitas para homens e mulheres da comunidade a partir de 55 anos, clientes e não clientes da Unimed. Hoje, são mais de 400 participantes ativos, em sua maioria mulheres.
Nessas duas décadas e meia, mais de 5 mil idosos já foram favorecidos pela iniciativa. A grade de atividades oferecidas e o foco na saúde física e mental, no bem-estar, na socialização e na qualidade de vida são o ponto alto do programa orientado pelos princípios da medicina preventiva.
Com uma série de atividades ao longo da semana, no Clube Fonte São Paulo, em Campinas, o programa melhora a qualidade de vida dos participantes que querem se socializar e melhor aproveitar essa fase da vida. Atualmente, são oferecidas aulas de Ginástica adaptada presencial e online e Clube do Livro exclusivamente online. De maneira 100% presencial, o Saúde Toda Vida dispõe de Oficina de Jogos, Memória em Movimento, Teatro, Coral, Dança, Yoga no solo e na cadeira e Meditação, bem como o Grande Encontro.
O Grande Encontro, que ocorre quinzenalmente, sempre nas tardes de terça-feira, é o momento em que todos os inscritos se juntam para socializar, assistir palestras e participar de eventos diversos, como festas e bailes temáticos, atrações culturais, como shows de grupos musicais e teatrais. Nos encontros os participantes acabam conhecendo e interagindo com pessoas da mesma faixa etária, fazem amigos e aproveitam melhor a vida.
“O Saúde Toda Vida é uma ação de Responsabilidade Social que muito nos orgulha pelo bem que faz à saúde social, física e mental das pessoas que o frequentam. É um programa aberto à comunidade que ratifica o nosso propósito de cuidar das pessoas porque o cuidado está no nosso DNA”, afirmou o diretor Comercial, Dr. José Windsor Ângelo Rosa.
Como participar
Fazer parte do Saúde Toda Vida é simples. Basta comparecer na sede do Clube Fonte São Paulo das 8h às 10h30, exceto às terças-feiras, enviar um WhatsApp para o número (19) 99972-9052 ou fazer a inscrição pelo site: https://www.unimedcampinas.com.br/institucional/responsabilidade-social/saude-toda-vida. A sede do clube está localizada na Rua José Paulino, 2.138, Vila Itapura, Campinas. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (19) 3735-7059 ou 3735-7738 e pelo WhatsApp.
Sobre a Unimed Campinas
Segunda singular do Sistema Unimed fundada no país, a Unimed Campinas tem 53 anos de mercado. Sua estrutura de atendimento reúne mais de 3.500 médicos, um hospital próprio e 19 hospitais credenciados, 230 clínicas e laboratórios e 11 hospitais-dia. A carteira de clientes totaliza 750 mil vidas em atendimento, o que faz da singular de Campinas a maior Unimed do interior do Brasil. Além de Campinas, compõem a área de ação Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.