Capa » Cultura Viva » Semana Amilar Alves celebra as pioneiras do Cinema de Campinas
Semana Amilar Alves celebra as pioneiras do Cinema de Campinas
Estação Cultura será um dos espaços do evento (Foto José Pedro S.Martins)

Semana Amilar Alves celebra as pioneiras do Cinema de Campinas

Consolidada no calendário cultural de Campinas, a Semana Amilar Alves chega à sua 7ª edição entre os dias 23 e 25 de maio. Com exibições e debates gratuitos, o evento tem a proposta de preservar e difundir a memória e a vocação do cinema local, que tem uma história de mais de 100 anos de produções e movimentos.

As atividades serão na Estação Cultura, no auditório do CEPROCAMP e na Sala dos Toninhos, e têm como tema este ano as “Pioneiras do Cinema de Campinas”, uma homenagem às inúmeras mulheres que atuaram nos filmes realizados na cidade, desde o primeiro (João da Matta – um drama caipira, de 19223), mas que foram invisibilizadas pela historiografia, e muitas vezes sequer aparecem nos créditos dos filmes. Os debates sobre este apagamento, intencional, pautam toda a programação do evento, que é gratuita e sem necessidade de inscrição.

No dia 23/05, quinta, às 19h, no auditório do CEPROCAMP, tem a estreia do curta-metragem “Apagadas”, produzido durante a Oficina de Animação prévia, realizada em abril. A animação motiva o debate, mediado pela pesquisadora Rebeca Ribeiro, com o tema “Apagamento e Resistência”, que contará com a presença da diretora Ariane Porto, da educadora Damaris Guedes, e da agente cultural Juliana Siqueira.

A produtora Fernanda Viana participa da Semana (Foto Divulgação)

A produtora Fernanda Viana participa da Semana (Foto Divulgação)

Na sexta-feira, dia 24/05, as conversas continuam a partir da exibição do documentário de curta-metragem “Mamilos Poéticos”, da diretora Lubis Naves, que também compõe a mesa de debates junto da diretora e pesquisadora Natasha Rodrigues, e da pesquisadora, curadora e arte-educadora Maíra Freitas, com mediação da realizadora e cineclubista Claudia Bortolato. O tema desta noite será: “Gênero e exclusão no cinema de Campinas”.

O encerramento da programação, no sábado, dia 25/05, a partir das 16h, a Sala dos Toninhos recebe a exibição do curta-metragem histórico: “Um Pedreiro” (1966) de Dayz Peixoto. Na sequência, sob mediação da produtora Fernanda Viana, o debate “Escrevendo uma nova história”, conta com as pesquisadoras Sônia Fardin e Natasha Hernandes, além da realizadora e diretora de fotografia Coraci Ruiz.

Claudia Bortolato, que também está na coordenadoria de organização interna do CTAv, que organiza o evento lembra que “para Walter Benjamin, ‘nunca há um documento de cultura que não seja, ao mesmo tempo, um documento da barbárie’ e na busca por mulheres que se destacassem nos primórdios do cinema campineiro, verificamos que à primeira vista, não há nomes femininos. Emerge aqui a questão: apagamentos ou foram impedidas de participar? A partir daí, acordamos que para essa 7ª edição faríamos um recorte feminino mais amplo, mantendo o caráter histórico da semana, ou seja, a ideia de olhar para o passado, refletir o presente e planejar o futuro, que será expresso nas três mesas, uma a cada encontro”, comenta.

Sobre a Semana Amilar Alves

Realizado pela Sociedade Civil, organizada através da CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas), a Semana Amilar Alves é previsto pela Lei municipal  nº 15.756/2019 e busca aproximar o público interessado de especialistas e agentes profissionais do Setor Audiovisual. Em sua 7ª edição consecutiva, envolveu oficinas prévias gratuitas no MIS-Campinas, já dentro do tema do pioneirismo feminino no cinema campineiro.

Maurício Squarisi coordenou a Oficina de Animação (Foto Divulgação)

Maurício Squarisi coordenou a Oficina de Animação (Foto Divulgação)

A Oficina de Animação, no dia 27/04, atraiu mais de 30 participantes interessados em aprender na prática as técnicas da animação tradicional com o conceituado animador Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já realizou mais de 300 filmes. A produção resultou no curta “Apagadas”, que será exibida em primeira mão no dia 23 de maio.

Durante os dias 15, 16 e 17/05 (de quarta a sexta), de 19h a 21h, acontece uma Oficina de Preservação dos mais diversos formatos e suportes cinematográficos; da película, passando pelo papel e chegando ao digital, a partir do acervo do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, com mentoria da pesquisadora Rebeca Ribeiro.

Cartaz - Debates

Semana Amilar Alves 2024 – “Pioneiras do Cinema de Campinas”

Exibições e Debates

23/05 – 19h – Estação Cultura Pref. Antônio da Costa Santos – Auditório CEPROCAMP:

- Exibição de Animação da Oficina: “Apagadas”

- Debate: “Apagamento e Resistência” com Ariane Porto, Damaris Guedes, Juliana Siqueira e mediação de Rebeca Ribeiro.

24/05 – 19h – Estação Cultura Pref. Antônio da Costa Santos – Auditório CEPROCAMP:

- Exibição de Documentário: “Mamilos Poéticos”

- Debate: “Gênero e exclusão no cinema de Campinas” com Lubis Naves, Natasha Rodrigues, Maíra Freitas e mediação de Claudia Bortolato.

25/05 – 16h: Estação Cultura Pref. Antônio da Costa Santos – Sala dos Toninhos:

- Exibição Histórica: “O Pedreiro” de Dayz Peixoto

- Painel: “Dayz Peixoto: Uma pioneira do nosso Cinema”, por  Natasha Hernandez Almeida Zapata

- Exibição de História Oral de Dayz Peixoto

- Debate: “O  futuro do cinema produzido por mulheres” com Sônia Fardin e Coraci Ruiz e mediação de Fernanda Viana.

ENTRADA GRATUITA

ESTACIONAMENTO GRATUITO NO LOCAL

Entrada pela R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial (Campinas)

Para acesso com acessibilidade física, consultar a organização do evento através do email: ctavcampinas@gmail.com

Mais informações: https://linktr.ee/ctavcampinas

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.