Terminais de ônibus, rodoviária e Aeroporto Internacional de Viracopos, entre outros pontos de Campinas, serão “invadidos” na sexta-feira, 30 de janeiro, por ações de mais de 70 artistas de várias cidades brasileiras. A ocupação urbana é uma iniciativa para anunciar a chegada do XI FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas), que acontece entre 31 de janeiro, domingo, até 13 de fevereiro. Nos terminais de ônibus, a população poderá apreciar a exposição “A cena por aí”, do fotógrafo Arthur Amaral, de Campinas.
“A invasão vai até as pessoas como um convite especial para que todos acompanhem a intensa programação de 31 de janeiro até 13 de fevereiro”, afirma Cynthia Margareth, uma das organizadoras do FEVERESTIVAL. O Festival Internacional de Teatro de Campinas se consolida cada vez mais como uma das maiores opções em teatro contemporâneo no Brasil.
Neste ano, o Festival terá uma programação com mais de 60 eventos, entre espetáculos teatrais, oficinas, cabarés, pontos de encontro, e Mostra de Bolso, em vários espaços espalhados por Campinas. Sob o tema geral “Cenários Compartilhados”, a programação, segundo os organizadores, será um momento oportuno para reflexões e discussões sobre a relação entre o homem e as fronteiras sociais, políticas, culturais e artísticas, em uma perspectiva interdisciplinar e promovendo o diálogo entre o teatro e outras áreas do fazer artístico.
Neste ano, o FEVERESTIVAL terá o apoio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Grupo de Estudos em Audiodescrição da Unicamp. Com isto, três espetáculos da programação contarão com Acessibilidade de Audiodescrição e Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), ampliando a inclusão e a acessibilidade através da experiência artística.
Esta é a programação da Invasão Urbana de sexta-feira, 30 de janeiro, anunciando o XI Feverestival:
09h – Mercado Municipal – Chá com cartas, com Ramon Brant (Belo Horizonte -MG);
10h – RODOVIÁRIA – Rastro (Ló Guimarães/Grupo Excaravelhas, de Campinas) e De partida (Cia Suno, de Campinas)
11h – Largo das Andorinhas – Guardanapos poéticos, troco um causo por um conto, Cia. Vacivu (São Paulo)
12h – Terminal Barão Geraldo – Pakitos Cuecacuela (Pambazos Bros, de São Paulo e Uruguai)
13h – Praça Durval Pattaro (Barão Geraldo) – Pakitos Cuecacuela (Pambazos Bros)
14h – Terminal Ouro Verde - Decameron (Filhos da Imundície, de Campinas)
15h – Terminal Central – O que você está fazendo agora? (Núcleo Fuga, Campinas)
16h – Terminal Padre Anchieta – Mascarada (Andreas Simma e Adriana Salles, do Grupo Ta Panta Rhei (Áustria e Brasil)
17h – Aeroporto Viracopos - Posso dançar pra você? (Domínio Público, de Campinas e São Paulo) e Poemas ao pé do ouvido (Moacir Ferraz/Boa Cia, de Campinas)
17h – Praça do Carmo – Quem com porcos se mistura, farelo come, Grupo VÃO (Campinas)
18h – Lagoa do Taquaral – Portão 5 – Cortejo de Maracatu, Grupo Maracatucá (Campinas)