Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estarão em discussão no VII Fórum Internacional da RedEAmérica, no dia 26 de março, em Mérida, província de Yucatán, no México. O tema geral do encontro será “Empresa, Comunidade e Desenvolvimento: desafios de uma perspectiva sustentável”.
O VII Fórum reunirá conferencistas nacionais e internacionais, fundações empresariais, grandes empresas, universidades, associações civis e organizações sociais para refletir sobre a maneira como as empresas, junto com as comunidades e o setor público vêm contribuindo com ações socioambientais na América Latina, com um horizonte de desenvolvimento sustentável nas comunidades e territórios.
Um dos conferencistas será Hugo Beteta, diretor da Sede Sub-regional da CEPAL, no México, que falará sobre o setor empresarial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina. Ele responderá à pergunta: “Quais serão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os desafios que a América Latina enfrentará e o papel do setor privado na implementação?”
Ban Ki-moon, Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, explica no informe síntese sobre a agenda de desenvolvimento sustentável após 2015, que “a erradicação da pobreza para o ano de 2030 é o objetivo primordial da agenda de desenvolvimento sustentável. O desafio principal de nosso tempo consiste em reduzir a brecha que existe em nossa determinação de garantir uma vida digna para todos e a realidade da pobreza persistente e a intensificação da desigualdade”.
O informativo “O caminho para a dignidade para 2030: acabar com a pobreza e transformar vidas protegendo o planeta” destaca que “o setor privado capacitado, devidamente regulamentado, responsável e rentável é fundamental para o emprego, os salários mínimos vitais, o crescimento e os rendimentos para os programas públicos. Transformar os modelos empresariais para a criação de valor compartilhado é essencial para conseguir economias inclusivas e sustentáveis”.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável vão substituir, a partir de 2016, os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. O evento no México é organizado pela RedEAmérica, uma rede temática que tem como missão qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.
Também integra a organização do VII Fórum Internacional o “Nodo Mexicano” da RedEAMérica, composto por CEMEFI, CEMEX, FEMSA, FECHAC, FEYAC, FUNDEMEX, Serviços Industriais Peñoles, Holcim México e pelas Fundações Haciendas Del Mundo Maya, Merced, ADO e PepsiCo México. Como aliados, participam Avanza Campeche, COPARMEX Mérida, Fundação Dondé, Fundação Bepensa, contando com o apoio da Universidade Autônoma de Yucatán.
“As empresas possuem o grande potencial de orientar suas ações de relacionamento com a comunidade, mitigação de impactos sociais e ambientais, gestão da cadeia de valor e investimento social, em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável que se materializa nos territórios e deve contribuir para a construção de comunidades sustentáveis”, explica Margareth Flórez, diretora executiva da RedEAmérica.
* Erradicação de todas as formas de pobreza, em todos os lugares.
* Combate à fome, com o alcance de segurança alimentar e nutrição adequadas e promoção da agricultura sustentável.
* Promoção da vida saudável e do bem estar para todos, em todas as idades.
* Educação de qualidade e ao longo de toda a vida, para todos.
* Igualdade de gênero e capacitação de todas as mulheres e meninas em todos os lugares.
* Garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Garantir energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.
* Promover um crescimento sustentado e inclusivo, com emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos.
* Construir infraestruturas resistentes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e promover a inovação.
* Reduzir a desigualdade dentro e entre países.
* Construir cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, fortes e sustentáveis.
* Assegurar consumo e produção sustentáveis.
* Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos.
* Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
* Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, a gestão sustentável das florestas, combate à desertificação, barrar e inverter a degradação do solo e barrar a perda de biodiversidade.
* Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
* Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.