Com várias inovações, a terceira edição do Chefs na Praça levou milhares de pessoas ao centro de Campinas, desde as 10 horas deste domingo, 12 de julho. Promovido pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e Prefeitura Municipal, o evento vai até as 16 horas, com diversas atrações musicais. A mudança no cardápio musical foi uma das novidades: no intervalo das apresentações ao vivo de grupos locais, muitas composições sertanejas na programação gravada, ao contrário do que ocorreu nas duas edições anteriores, sempre com presença majoritária de MPB.
As apresentações musicais no coreto da praça foram do DJ Digão (11h, 13h e 15h30), Banda Anelo (12h) e a dupla Ildo Luiz e Valeria Santos (14h). Como no ano passado, houve a instalação de mesas e cadeiras no trecho da rua General Osório, entre a praça e a Escola Estadual “Carlos Gomes”. Acomodações apropriadas para as pessoas desfrutarem as delícias oferecidas pelo grupo de bares e restaurantes participantes.
E em 2015 o número de tendas, e portanto de opções gastronômicas, aumentou consideravelmente, passando de 26 em 2014 para 35 neste ano. Outra alteração importante: os pratos e bebidas passaram a ser cobrados nas próprias tendas, diferente de 2013 e 2014, em que havia barracas especialmente para a venda de tickets.
Mais uma novidade: a presença de vários órgãos públicos, em áreas centrais da praça Carlos Gomes, como a Secretaria Municipal de Cultura e a Ceasa, que comercializou frutas. Passeio guiado a pé pelo centro, aulas-show de culinária e prévias do Campinas Café Festival e Encontro de Vinhos complementam o menu de delícias.
A ação abre o Festival Gastronômico Internacional de Campinas e Região, que terá como temática a riqueza gastronômica da América Latina e seguirá até 16 de agosto, com menus completos a preço promocional nos restaurantes participantes e uma extensa programação de eventos paralelos.
“O aspecto mais importante é o do ambiente propício à convivência”, comentou o prefeito Jonas Donizette, que chegou à praça por volta de 12 horas. “A primeira edição foi uma surpresa pelo sucesso de público, a segunda melhorou ainda mais e essa terceira consolida a iniciativa, com grande presença das pessoas e do circuito gastronômico local”, acrescentou.
Participante desde a primeira edição, com a tenda das Delícias Árabes com Café, Ali El-Khatib salientou a importância do oferecimento de alternativas qualificadas para a população em geral voltar a frequentar o centro de Campinas. “Este evento é um sucesso porque é a cara de Campinas, inovadora”, resumiu. O café árabe, acompanhado da geleia de banana rústica com calda de café, era uma das atrações da tenda, muito apreciada pelo público.
Um dos idealizadores da iniciativa, ao lado de Ronei Thezolin e Silvana Pocay, o jornalista e chef Manuel Alves filho destacou que o evento fortalece a gastronomia como parte da cultura local. “Não se trata apenas de um negócio, mas de uma iniciativa cultural, uma oportunidade das pessoas conversarem com os chefs, de tirarem dúvidas”, afirmou.
Para o circuito gastronômico local, é a oportunidade de “ir para a praça, mudando o trajeto tradicional que é o da pessoa ir até o restaurante”. Manuel entende que um dos principais ingrediente do Chefs na Praça é, de fato, “a oportunidade para as pessoas voltarem a ocupar os espaços públicos, é o fortalecimento da cidadania”.
Participaram desta edição: Bar Dona Flor, Bar do Marcelino, Bar do Nicola, Bar Pessoa, Bellini Ristorante, Big Jack, Black Sheep Gastronomia, Bonelli Restaurante, Buffet Antonello, Campinas Café Festival, Cayena Bistrô, Don Manoel, El Tambo, Encontro de Vinhos, Esquinica Tapas, Fogão Mineiro, Green House Gourmet Restaurante, IFBG, Joe Leo’s, Kaizen Japanese Food, La Salamandra, Madame Formiga, Matisse, Makis Place, Munay Cevicheria e Tartar, Nosotros, Original Cheesecake, Outback Steakhouse, Prime Italian, Quiota, Tenda do Padre, Tradicional Bolos, Tonico’s, Vila Paraíso e Velho Valentim.