Por Adriana Menezes
Que relação é possível entre o que chamamos “novas práticas de comunicação” nos dispositivos digitais, e as formas, funções e status do discurso? Essa é uma das questões em pauta hoje e amanhã (17 e 18/11) na Unicamp durante o evento “Cidade Conectada – discurso, interação e mobilidade” – VIII Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem (labeurb.unicamp.br/cidadeconectada), promovido em parceria pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp e a Rede franco-brasileira de pesquisa sobre análise do discurso digital (A2DI).
Na conferência de abertura, a pesquisadora francesa Marie-Anne Paveau, da Université de Paris 13 Sorbonne Paris Cité, falará sobre a rede franco-brasileira A2DI proposta pelos pesquisadores. O encerramento acontece na quarta (18/11), às 16h, com a professora e pesquisadora Eni Orlandi.
O “Cidade Conectada” acontece no Laburb, com debates sobre os discursos nos espaços digital e o urbano, em conferências e mesas redondas ao longo do dia. Também entram na pauta outras questões sobre como são produzidos e como circulam os discursos nas cidades conectadas vistas como universos discursivos digitais; e ainda que posição, que lugar e que forma-sujeito se constitui no universo discursivo digital constituído pelas cidades inteligentes.
Temas relevantes
“O encontro consolida essa parceria com a discussão de temas relevantes para o saber urbano na relação com a linguagem”, diz Cristiane Dias, pesquisadora, professora e uma das organizadoras. O último Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem aconteceu em 2012 (link http://www.labeurb.unicamp.br/portal/pages/noticias/lerNoticia.lab?id=294&categoria=2).
“A parceria com a França, nesse evento, acontece a partir de um convênio com a Universidade Paris 13”, diz Cristiane, que apresentará, ao lado da pesquisadora francesa, a rede franco-brasileira de Análise do Discurso Digital A2DI ( http://dcdigital.hypotheses.org/507 ). Durante as conferências do evento serão apresentadas as pesquisas propostas a partir da Rede A2DI.
A ideia do encontro nasceu a partir da constituição da área de conhecimento Saber Urbano e Linguagem criada pelo Labeurb, cujos pesquisadores são responsáveis pela organização. Fazem parte da comissão organizadora os pesquisadores Eduardo Guimarães, Cristiane Dias e Marie-Anne Paveau; os alunos Braulino Nunes, Cida Grecco, Cleyton Torres, Guilherme Ferragut, Jaqueline Gonçalves Araújo, Mariana Garcia de Castro Alves e Rômulo Osthues.
O Labeurb é um centro de referência na pesquisa multidisciplinar sobre a cidade e o urbano, analisados a partir perspectiva da linguagem.O objetivo da Rede A2DI é dar conta da dimensão digital dos discursos nativos da internet, isto é, produzidos online.
Programação 17 e 18/11
Inscrições pelo site labeurb.unicamp.br/cidadeconectada
Local: Auditório do Labeurb/Unicamp
17/11/2015
9h – Abertura Oficial
9h30 – Apresentação da Rede franco-brasileira A2DI – Análise do Discurso Digital Marie-Anne Paveau (Université de Paris 13 Sorbonne Paris Cité) Cristiane Dias (Labeurb/Nudecri-Unicamp)
10h – Lançamento do livro “Linguagem e Moral: uma ética das virtudes discursivas”, de Marie-Anne Paveau.
10h30 – Conferência de Abertura: La voix des sans-parole dans les technodiscours urbains Marie-Anne Paveau (Université de Paris 13 Sorbonne Paris Cité)
12h30 – Almoço
14h – Mesa-redonda – Corpo e cidade conectada Greciely Cristina da Costa (Univas) Mari Zulian (CTI/Unicamp) Mediadora: Ana Silvia Couto Abreu (UFScar)
16h15 – Apresentação do aplicativo sobre cidade digital Grupo e-urbano
18/11/2015
9h – Mesa-redonda – Identidade e mobilidade Laura Gabrielle Goudet (Université de Rouen) Cristiane Dias (Labeurb/Nudecri-Unicamp) Mediadora: Mariana Garcia de Castro Alves (PG-IEL)
11h00 – Café
11h30 – Do Urbano e do Digital nas Artes Visuais: uma conversa sobre videoperformance, live cinema e documentário expandido.
12h30 – Almoço
14h00 Mesa-redonda – Interação e Localização na cidade conectada/ Marta Kanashiro (Labjor/Nudecri-Unicamp) José Simão da Silva Sobrinho (UFU) Mediador: José Horta Nunes (Labeurb/Nudecri-Unicamp)
15h40 – Café
16h00 – Conferência de encerramento Eni Orlandi (Labeurb/IEL/Univas)