O teatro de fantoches é uma expressão da criatividade humana cujas origens são incertas porém milenares e que continua encantando crianças de todas as idades, por todo o mundo. Cultura, educação e cidadania, reunidas nessa arte mágica. Com uma tecnologia desenvolvida em Campinas, pelo Grupo Primavera, teve início no último dia 28 de março o Projeto Teatro de Fantoches, que percorrerá escolas públicas de seis cidades brasileiras, em seu décimo ano de atividades. A turnê começou em Recife, em 20 escolas da rede municipal, e terá continuidade em escolas municipais de Guarapiranga (SP), Itirapina (SP), Sumaré (SP), Manaus (AM) e Campinas (SP).
O Projeto “Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações”, idealizado pelo Grupo Primavera, foi implantado pela primeira vez em 2006, em 75 escolas municipais e estaduais de Campinas, além de bibliotecas da cidade que foram palco das histórias dos fantoches. Por meio do teatro com os bonecos, é possível desenvolver nas crianças criatividade, desenvoltura, facilidade de comunicação e gosto pela leitura e arte e, ao mesmo tempo, proporcionar mecanismos diferentes para o aprendizado delas.
Todos os fantoches são feitos na oficina de criação da ONG. Entre os personagens estão árvore, cachorro, coelho, sapo, borboleta, peixe e sol, que permitem aos professores abordarem temas como meio ambiente, educação para o trânsito, inclusão social e saúde bucal.
A trajetória do Projeto por seis cidades brasileiras está tendo o apoio da Honda e de parceiros locais. Em Recife, da Secretaria Municipal de Educação. O Projeto foi lançado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores (Efaer) Professor Paulo Freire (Rua Real da Torre, 299, Madalena).
Os 30 professores das escolas selecionadas foram capacitados por Cristina Lazaretti, especialista em manuseio de fantoches, contratada pela entidade de Campinas, que os orientou sobre como utilizar corretamente os bonecos em sala de aula para que possam, ainda este ano, possibilitar a construção de conhecimentos a partir dos conteúdos pedagógicos previstos para cada ano, de forma lúdica e dinâmica, aos estudantes.
Segundo Jackelane Barros, técnica pedagógica de Recife, o Projeto Teatro de Fantoches será adotado com a finalidade de se vivenciar uma educação preventiva no uso de equipamentos de segurança, no respeito às Leis do trânsito e no desenvolvimento de habilidades de linguagem e argumentação. “A partir do teatro de fantoches e das rodas de diálogo sobre as temáticas citadas, desejamos a redução de acidentes no trânsito e a construção de responsabilidades nos futuros motociclistas, bem como dos pais, possíveis motociclistas”, diz.
Para Sergio Miyake, gerente geral de Sustentabilidade da Honda, o Projeto Teatro de Fantoches vai ao encontro do compromisso da Honda de contribuir com o futuro das próximas gerações por meio da educação. “Meio ambiente e segurança no trânsito estão entre os pilares de atuação da nossa empresa. Estamos muito satisfeitos em poder levar conhecimento por meio de um projeto que, além de ensinar, resgata a fantasia e alegria de ser criança”, observa.
Grupo Primavera – Fundado em 1981, o Grupo Primavera cresce a cada ano e atingiu a marca de mais de 10 mil crianças e jovens atendidos nos 35 anos de transformação social no Jardim São Marcos, bairro da periferia de Campinas (SP) reconhecido pela violência. Hoje, a ONG atende a aproximadamente 500 crianças, adolescentes e jovens, que têm suas vidas transformadas por meio de programas e projetos inovadores de educação e convívio social, cultura, bem-estar e profissionalismo. Em sua sede, desenvolve programas de educação complementar para meninas e meninos de 6 a 18 anos de idade, com o objetivo de minimizar os riscos sociais aos quais estão expostas, promovendo uma formação baseada em valores como disciplina e empreendedorismo, capacitando-os para que sejam agentes de mudança no meio em que vivem – seja incentivando-os a prosseguir nos estudos ou garantindo a inserção profissional desses jovens no mercado de trabalho.