A construção do Museu do Riso e a digitalização do acervo histórico do mais importante evento de humor gráfico do mundo foram anunciadas na noite deste sábado, dia 27 de agosto, na abertura oficial do 43o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, e marcou a premiação dos vencedores deste ano.
Apesar de ter apenas mais quatro meses de mandato, o prefeito Gabriel Ferrato dos Santos afirmou que dará início à construção do Museu do Riso, concebido para a preservação e exposição permanente do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, destacou os esforços do prefeito para garantir a realização do Salão de 2016, mesmo com a forte crise econômica em curso. “O prefeito entende muito bem a importância da cultura”, disse a secretária.
Por sua vez, o presidente da Comissão Organizadora do Salão deste ano, o jornalista Dagomir Marquezi, reiterou a necessidade de digitalização do acervo do evento, composto ao longo das 43 edições até o momento. Além da óbvia relevância para a perpetuidade das obras enviadas por artistas do mundo todo, a digitalização servirá “para que o artista do Irã ou de Chipre sempre tenha acesso a sua obra”, frisou Marquezi.
O cartunista José Alberto Lovetro, o Jal, será o presidente da Comissão Organizadora do Salão de 2017. Ele enviou uma mensagem em vídeo aos presentes no Teatro Municipal Erotides de Campos, ontem à noite, ressaltando a importância do Salão ter um olhar mais atento para as crianças. Jal estava acompanhado no vídeo de ninguém menos que Maurício de Sousa.