A palavra é o objeto de apreciação do Museu da Língua Portuguesa, que abre hoje ao público em Campinas sua exposição itinerante gratuita, a partir das 14h, no Galleria Shopping. Com recursos tecnológicos de projeção e animação, terminais interativos com telas sensíveis ao toque, muito movimento e som, a Estação da Língua desembarca na cidade pela segunda vez.
O projeto que leva o acervo do museu às cidades do interior paulista começou a ser realizado em 2013 e 2014. Após o incêndio que destruiu o espaço físico do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no dia 21 de dezembro de 2015, a Estação da Língua teve continuidade em março de 2016 e percorreu mais cidades paulistas. O conteúdo preservado em arquivos digitais sobreviveu na plataforma de museu itinerante. Mais de 90 mil visitantes já conheceram a exposição nas cidades de Araraquara, Santos, Registro, Sorocaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo do Campo.
Logo no acesso à exposição itinerante, o visitante é recepcionado por 15 poemas projetados com recursos gráficos de animação. Em seguida vai passar pela Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria, a Linha do Tempo e o Mapa dos Falares. No “desembarque”, o visitante conhecerá as conquistas e expansão de Portugal nos séculos XV e XVI, até chegar ao Brasil. Essa seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.
A Linha do Tempo era uma das áreas consagradas no Museu da Língua Portuguesa com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais que mostram a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus.
Um painel em forma de quebra-cabeça apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro com a apresentação de dois vídeos.
A mostra Estação da Língua ficará em cartaz no Galleria Shopping (Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis), de 15 de setembro a 16 de outubro, com entrada gratuita.
“Campinas e região terão mais uma chance de conhecer – ou rever no caso de quem já visitou – as atrações interativas e tecnológicas do Museu da Língua Portuguesa”, afirma Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa. “A exposição é um recorte das áreas expositivas do Museu da Língua Portuguesa”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom Fernando Arouca, responsável pelo projeto.
“Essa parceria inédita, em um espaço amplo como o do Shopping Galleria, nos ajuda a ampliar, em vários aspectos, o nosso diálogo e o nosso relacionamento com o público de Campinas e região que há mais de dez anos acolhe com tanto entusiasmo a nossa programação”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL, apoiador da exposição.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio é da CPFL Energia e o apoio local do Galleria Shopping.
A Estação da Língua
Serviço Estação da Língua em Campinas
De 16 de setembro a 16 de outubro, para o público em geral
Entrada gratuita
Horário: De terça a sexta-feira e aos domingos, das 14h às 20h; aos sábado das 12h às 22h
Local: 1º Piso do Galleria Shopping (próximo à Livraria da Vila ) – Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis – Campinas – São Paulo – SP)