Na metade dos anos 1980, o padre Jorge Mario Bergoglio vivia isolado entre os jesuítas argentinos, em função de acirradas disputas internas. Ao receber um souvenir, com a imagem da Virgem Maria tirando nós de uma corda, teve uma espécie de iluminação, indicando o caminho que o levaria a ser o papa Francisco. Esta é uma das histórias que o jornalista Eduardo Mattos conta no livro-reportagem “Desatadora – a Virgem que o papa Francisco converteu em fenômeno de fé”, que tem lançamento nesta terça-feira, dia 11 de outubro, a partir das 19 horas, na Livraria da Vila, do Galleria Shopping, em Campinas.
Eduardo Mattos nasceu em Campinas e começou nesta cidade a sua carreira que já soma 40 anos, tendo no currículo a direção das redações do “Correio Popular” e “Diário do Povo”. Ele também foi repórter nos jornais “O Estado de São Paulo” e “Jornal da Tarde” e editor-chefe da Agência Estado. A mesma Campinas, lembra Mattos no livro, que se tornou um dos principais polos de adoração da Nossa Senhora Desatadora dos Nós e que tem um santuário visitado regularmente por milhares de pessoas.
A narrativa escolhida por Mattos foi a do livro-reportagem, gênero que ganha cada vez mais espaço na literatura católica. O jornalista Rodrigo Alvarez, por exemplo, já lançou “Aparecida” e “Maria” nesse formato. Foram dois anos de trabalho, seguindo as pistas que ajudam a compreender a enorme devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
“Nossa Senhora faz parte da vida de qualquer família católica. Quando eu era menino, estudei em um colégio salesiano, e lá aprendi a rezar para Maria Auxiliadora. A gente vê a imagem de Nossa Senhora na casa e na correntinha de muitos brasileiros. Quando eu comecei a me interessar pela Desatadora, percebi que havia um mistério ali. Ninguém sabia explicar a origem da santa. Não havia ligação dela com um fato histórico, uma aparição, como é comum com as outras Nossas Senhoras. Por isso eu aprofundei a pesquisa e decidi escrever o livro”, afirma Eduardo Mattos, sobre a motivação para o seu trabalho, lançado pela Editora MM. Maiores informações e eventuais compras online no site http://www.edmm.com.br/desatadora/