Capa » Cultura Viva » Comunidade de Matriz Africana Promove Carnaval Baiano em Hortolândia
Comunidade de Matriz Africana Promove Carnaval Baiano em Hortolândia
Dendê Folia acontecerá em Hortolândia na segunda de Carnaval (Foto Divulgação)

Comunidade de Matriz Africana Promove Carnaval Baiano em Hortolândia

Dendê Folia. É o título da festa que acontece na segunda-feira de Carnaval, 04 de março, a partir das 18 horas, no terreiro Ilê Asé Omo Oyá Bagam,Odé Ibô, que pode ser chamado também de Território de Oyá, localizado em Hortolândia (SP). O Carnaval da matriz africana na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Um carnaval baiano com Axé, Samba e Afoxé da melhor qualidade com entrada gratuita . Tudo isso com a tradicional comida afro brasileira da melhor qualidade. No capricho de Doné Eleonora e sua comunidade tradicional  que atua há mais de dez anos na realização de ações culturais e sociais na região.

A festa acontece no quintal do  terreiro, no Espaço Cultural e Gourmet Flor de Dendê. Um espaço aberto a comunidade para ressignificação da cultura Afro-Brasileira onde publico  pode “festejar, comer,rezar ” e fazer um passeio pela cultura afro com tudo o que há de melhor.

“Porque o sagrado também celebra a vida com alegria! Nos de comunidade de matriz africana fazemos tradicionalmente o Afoxé, onde levamos em forma de arte nossos cantos e danças da nossa cultura sagrada para a rua e a população em geral. Para nós o Dendê Folia é um carnaval de cultura e fé.” Diz Mãe Eleonora.

A programação é composta pelo Afoxé Oya Obirin Ode que é destaque na cidade de Hortolândia desde de 2008, formado por integrantes do Terreiro e adolescentes afro-descendentes no processo de inclusão social e empoderamento da beleza e riqueza  da pluralidade cultural afro-brasileira.

A Banda Ori com ritmos baianos. Que tem na regência dos ritmos o alabê, músico e compositor Rodrigo Alves. No vocal Edy Bahia e mais quatro integrantes que divertem o público tocando os ritmos afro baianos e axé. Além de composições próprias a Banda percorre o repertório  do Olodum, Timbalada, Araketu e diversos outros

Para fechar o evento uma harmoniosa  roda de samba com o grupo Conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha, que animará o público com uma seleção de marchinhas e  músicas de sambistas consagrados no país.

Serviço

O Quê: Carnaval Dendê Folia

Quando: Segunda  (04/03), a partir das 18h

Onde: Rua: João Alves, 288 – Jardim Adelaide – Hortolândia – SP

Quanto: Entrada franca

 

Sobre o espaço

https://web.facebook.com/flordodendeespacogourmet/

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta