Capa » Cultura Viva » No ritmo do jazz, Tina Zani lança “vão” em Campinas neste dia 29
No ritmo do jazz, Tina Zani lança “vão” em Campinas neste dia 29
A poeta faz agora o lançamento presencial em Campinas (Foto Divulgação)

No ritmo do jazz, Tina Zani lança “vão” em Campinas neste dia 29

Poeta faz lançamento presencial do ‘vão’, obra contemplada pelo ProAC 2020, com jazz e arte no espaço cultural Goma

O livropoesia ‘vão’, de Tina Zani, publicado pela editora Patuá, terá seu lançamento presencial em Campinas, no próximo dia 29 de março, às 19h, no espaço cultural Goma Arte e Cultura (Avenida Santa Isabel, 518, Barão Geraldo).  Tina mora em Campinas e foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural 2020 (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.  A entrada para o evento é gratuita.

Na mesma noite, o Goma receberá também o duo de jazz Julia Aquino (voz) e Vitor Barbosa (guitarra) como parte da programação do Terça In Goma.  O espaço abre a partir das 18h com feira e exposição, o lançamento é às 19h e, a partir das 20h, a apresentação musical.

‘Livropoesia’  

Sobre ‘vão’, a poeta Tina Zani conta que seu livropoesia “foi pensado como uma experiência poética. É um livro silencioso, um murmúrio, um burburinho. Nasceu da vontade de mergulhar no triângulo amorável que se estabelece em torno do espaço que o texto cria e que desperta os tempos e os corpos de quem escreveu, do que foi escrito e de quem leu”.

A experiência começa com um poema em posição de escuta, bem na orelha do vão, assinado pela escritora Márcia Abreu, professora doutora do Instituto de Estudos Literários (IEL) da Unicamp, e prossegue com uma proposta: “para começar esta experiência poética/ proponho —/ assista a um/ vídeo curto/ uma peça do/ músico teórico escritor compositor/ americano John Cage performada por ele mesmo […]”.

Capa e "Vão", de Tina Zani (Foto Divulgação)

Capa de “vão”, de Tina Zani (Foto Divulgação)

Ao final, Tarso de Melo, poeta e ensaísta que assina o posfácio, traz a seguinte provocação: “Qual a poesia do vão? Olhar daqui, deste lugar nas últimas páginas do livro – depois de tê-lo atravessado, depois de ter sido atravessado por ele – para as palavras da epígrafe que o abre, o eco forte da epígrafe que o fecha, o fio que se estende entre elas, e reconhecer-se nelas. Deixar que se instale um primeiro vão: entre o objeto-livro e o vídeo da performance de John Cage, noutro objeto, em que as coisas se movem. Sair do livro, ir ao vídeo, deixar que a poeta nos leve até John Cage. Até onde as coisas poderiam se mover, mas lá também um vão – entre o ouvido que espera e o que não vem até ele, entre a ânsia de som e a recusa de dizer: vão, silêncio, oco, copo vazio. A cadeira, a mesa, o microfone: ninguém, nada, mudez. Qual a poesia desse vão?”.

Em entrevista concedida ao poeta Fernando Andrade, Tina diz que o “vão é um apalpar o entorno – o tempo, o espaço, o escuro, o silêncio, o corpo – para conhecer através dos sentidos. o vão nasce pelas mãos, os pés e a pele. É totalmente físico e tateável. Por outro lado, vão é também um apalpar o texto, trazer o texto para o corpo, para o cheiro, para a escuta, digeri-lo, transformá-lo.” (a entrevista completa pode ser conferida na revista digital ‘Literatura e Fechadura’).

Entre as ações de contrapartida social do edital, a poeta doou 50 exemplares para a Biblioteca Pública Municipal de Campinas Professor Ernesto Manuel Zink e 30 exemplares para o Sistema Bibliotecas da Unicamp, que em breve vai inaugurar a biblioteca comunitária que dará acesso também à comunidade que não pertence a Universidade.

Você pode acompanhar o trabalho de Tina nas redes sociais (@tinazani) e assistir ao bate-papo da poeta com o editor e convidadas no lançamento virtual do ‘vão’.

A poeta na doação do livro para o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (Foto Divulgação)

A poeta na doação do livro para o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (Foto Divulgação)

Sobre a autora

Tina Zani (São Paulo, 1970) é artista, poeta, tradutora e autora do projeto Ponto Poema. Publicou os livros DEScabelando-se entre penteadinhos (Chiado, 2016) e Todo mar alagado de mim (TL224, 2018). vão é seu primeiro livropoesia. Tem poemas, ilustrações e vídeopoemas em sites e periódicos literários, como as revistas Humanidades em DiálogoAlcateia e Mallarmargens, bem como no site Leituras Isoladas. Na revista Escamandro, publicou algumas de suas traduções do poeta francês Christophe Tarkos.

________________________________________________________________-

Serviço: Lançamento ‘vão’

Autora: Tina Zani

Editora: Patuá

Páginas: 120

Preço: R$40

Lançamento: 29 de março de 2022, às 19h.

Goma Arte e Cultura – Avenida Santa Isabel, 518, Barão Geraldo, Campinas

Entrada gratuita

Exemplares podem ser adquiridos também pelo site www.editorapatua.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.