Capa » Cultura Viva » Texto radical de Dario Fo abre Festival de Teatro em Campinas dia 31
Texto radical de Dario Fo abre Festival de Teatro em Campinas dia 31
Cena de Mistero Buffo, que abre o XI FEVERESTIVAL (Foto Carlos Gueller)

Texto radical de Dario Fo abre Festival de Teatro em Campinas dia 31

A ressurreição de Lázaro transformada em evento de celebridades. Dois miseráveis que encontram pelo caminho um certo Jesus Cristo. Monólogos enfatizando o drama e a esperança dos marginalizados. Quatro dos 20 episódios que Dario Fo reuniu em “Mistero Buffo”, um de seus textos mais radicais, compõem a peça que a companhia La Minima apresenta no sábado, 31 de janeiro, a partir das 20 horas, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, abrindo o XI FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas). O espetáculo é grátis, assim como as várias ações da invasão urbana, em vários pontos de Campinas, que anunciam o Festival nesta sexta, 30 de janeiro.

Nobel de Literatura de 1997, Dario Fo se inspira nos Mistérios, como eram conhecidos os dramas com os quais o povo, através dos tempos, interpretou a trajetória de Cristo. Os jograis derivados desses mistérios foram adaptados pelo dramaturgo italiano para a realidade contemporânea, com um matiz mais político e filosófico. A companhia La Minima, de Circo e Teatro, fez a sua própria adaptação, e é essa versão que será levada à Concha Acústica da Lagoa do Taquaral no sábado à noite.

A organização do XI FEVERESTIVAL colocará transporte gratuito aos interessados. Os veículos sairão às 18h30 da rua Barreto Leme, ao lado da Prefeitura, e da Praça do Coco, no distrito de Barão Geraldo, retornando a esses locais às 22 horas, após o encerramento do espetáculo gratuito.

O XI FEVERESTIVAL acontece até dia 13 de fevereiro, com mais de 6o atrações. Do exterior, o FEVERESTIVAL traz as produções “Lady Macbeth”, da Via Rosse Teatro (Itália), “Rainhas da África”, com Toumani Kouyate (África), e “Pupik” (Israel/Brasil). Os dois últimos espetáculos farão estreia no festival. A programação completa está no site www.feverestival.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta