Vazão do rio Atibaia em Campinas cai 13 mil litros por segundo em um dia
Vazão do rio Atibaia subiu rapidamente com fortes chuvas

Vazão do rio Atibaia em Campinas cai 13 mil litros por segundo em um dia

A vazão do rio Atibaia, pouco antes da captação de água para Campinas no distrito de Sousas, chegou a 39,6 metros cúbicos, ou 39,6 mil litros, por segundo no início da tarde desta terça-feira, 27 de janeiro. Pois um dia depois a vazão já está em 26 m3, ou 26 mil litros por segundo nesta quarta, dia 28. Uma vazão ainda distante do limite crítico para a captação, de 4 metros cúbicos por segundo. Como a vazão do Atibaia está razoavelmente alta, o Sistema Cantareira está liberando apenas 1,5 m3/s para a região de Campinas, quando deveria estar liberando 2,5 m3/s. O Cantareira está em 5,1% pelo quarto dia consecutivo nesta quarta-feira.

De acordo com o Cepagri/Unicamp, choveu 19,3 milímetros nos últimos três dias em Campinas. Em janeiro já choveu 157,7 mm no município, pouco mais da metade da média histórica para o mês, de 280 mm. Para esta quinta-feira, dia 29, está prevista a chegada de uma frente fria, podendo intensificar as instabilidades e a possibilidade de chuvas na região.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>