Capa » Comportamento » Obras da 31ª Bienal de Artes de São Paulo no SESC Campinas no dia 24
Obras da 31ª Bienal de Artes de São Paulo no SESC Campinas no dia 24
O cartaz da 31ª Bienal de Artes de São Paulo

Obras da 31ª Bienal de Artes de São Paulo no SESC Campinas no dia 24

Um painel mundial sobre conflito, coletividade e transformação, sob a  perspectiva sempre instigante da imaginação. No próximo dia 24 de março, terça-feira, a partir das 20 horas, o galpão do SESC Campinas abre exposição com 30 das melhores obras da 31ª Bienal de Artes de São Paulo. Sob o título Como (…) coisas que não existem, a exposição é gratuita e acontece até 07 de junho, de terça a domingo.

A interatividade do público com as obras será potencializada por um conjunto de ações educativas e debates relacionados aos temas da proposta curatorial da exposição. Um grupo de 18 profissionais, entre artistas, ativistas e pesquisadores, irá recepcionar os grupos previamente agendados ou formados no momento do percurso. O agendamento de visitas em grupos, a partir de 11 anos e no máximo de 40 pessoas, com mediação dos educadores da Bienal, pode ser feito pelo e-mail agendamento@campinas.sescsp.org.br, durante todo o período da exposição.

As obras selecionadas para a itinerância em Campinas permitem um olhar crítico sobre o panorama da arte contemporânea em âmbito global. Entre elas, destacam-se duas com referências diretas à ditadura militar no Brasil: o vídeo Apelo, filmado por Clara Ianni e Débora Maria da Silva no cemitério Dom Bosco, em São Paulo (construído para receber os cadáveres das vítimas da repressão), e A Última Aventura, pesquisa de fotografia documental em que a artista gaúcha Romy Pocztaruk registra os resquícios do projeto da Rodovia Transamazônica, projeto faraônico arquitetado durante a ditadura, no governo Médici. Ainda no campo político brasileiro, destaque para Não é sobre sapatos, série de imagens registradas por Gabriel Mascaro durante as manifestações de 2013, mas sob a ótica da polícia.

Entre as atrações internacionais, a colagem It’s Just the Spin of Inner Life, da polonesa Agnieszka Piksa, e Open Phone Booth/ Black Series, da curda Nilbar Güreş, que registra, por meio de fotos e vídeos, as soluções criativas encontradas pelos moradores de Bingöl, no Curdistão turco, para as discriminações sociais geradas pelo governo central.

Em sua obra, Agnieszka Piksa tece uma rede de imagens sobre a relação do ser humano com o desconhecido. Com esta ótica, utiliza referências à prática do animismo ou aos mais modernos instrumentais da exploração do espaço. Um mergulho na alma e na condição humana, a partir de seu contato com o que não conhece e, eventualmente, teme e/ou respeita.

Por sua vez, a curda  Nilbar Güreş faz uma incursão pela memória, para fotografar a permanência de aparatos e valores repressivos no cotidiano de seu povo. Através de suas lentes, ela procura desvendar o que está escondido pelas aparências e que continua provocando medo e dor. Ao mesmo tempo, apresenta as estratégias que essa população, e particularmente as mulheres, utilizam para reverenciar e praticar o maior bem, a liberdade. A seleção de obras no galpão do SESC Campinas é uma síntese perturbadora do complexo século 21.

Agnieszka Piksa compara os códigos de acesso ao desconhecido (Foto Divulgação)

Agnieszka Piksa compara os códigos de acesso ao desconhecido (Foto Divulgação)

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta