Capa » Cidadania » Campinas diz não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Campinas diz não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Grande público no ato deste 18 de maio no centro de Campinas (Fotos José Pedro Martins)

Campinas diz não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Com apresentações de música, capoeira e balé, e muita informação sobre o tema, Campinas disse não à exploração sexual da infância e juventude, em evento realizado na manhã e tarde desta segunda-feira, 18 de maio, na praça Rui Barbosa, centro da cidade. Centenas de crianças e jovens, ligadas a escolas e várias entidades sociais, foram o destaque do ato, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Nesta data é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 18 de maio de 1973,  uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Cepromm foi uma das organizações participantes com apresentação artística

Cepromm foi uma das organizações participantes com apresentação artística

Integrante do CMDCA de Campinas, Cristiane Correa lembrou que este é o décimo ano consecutivo em que a data é lembrada com uma série de atividades no centro da cidade. “Queremos chamar a atenção da sociedade para esta questão muito séria”, disse Cristiane. Ela lembra que a cidade já conta com uma rede de atendimento a vítimas da exploração sexual de crianças e adolescentes. Entretanto, entende que “a sociedade pode colaborar ainda mais com as denúncias de casos”. (Ver abaixo lista de telefones para denúncia).

O Comitê para Democratização da Informática (CDI-Campinas) foi uma das organizações presentes no evento desta segunda-feira. O CDI estimulou crianças e adolescentes para que postassem em redes sociais fotos relacionadas ao ato no centro da cidade. “O CDI está presente porque apoia essa luta tão importante, através do estímulo ao uso da tecnologia e da criatividade”, destacou a coordenadora da organização, Helena Whyte.

 

CDI-Campinas esteve presente com estímulo ao uso da tecnologia e criatividade pela cidadania, através das redes sociais

CDI-Campinas esteve presente com estímulo ao uso da tecnologia e criatividade pela cidadania, através das redes sociais

As integrantes da Rede Novas Atitudes.Com, atuante na região do Jardim Satélite Íris, também estavam presentes, com uma barraca onde eram feitas pinturas nos rostos das crianças e distribuídas flores-símbolo da data. “A escola considera fundamental participar dessa mobilização, e através da informação e educação”, acentuou José Aparecido Monteiro, professor da Escola Estadual Professora Rosina Frazatto dos Santos, que faz parte da Rede Novas Atitudes.Com. A Rede está completando dez anos de atividades e conta com o apoio do Fundo Juntos pela Educação (formado por Instituto C&A e Instituto Arcor Brasil, também presente no ato deste 18 de maio).

Entre outras organizações, estiveram presentes no evento de hoje os Conselhos Tutelares, Semente Esperança, Obra Social Dom Bosco, Cedap, CPTI, Casa Maria de Nazaré, SETA, ABC, Cepromm, Eufraten, Lona das Artes, Casa Hosana, Cecoia, Movimento Vida Melhor, Crami, Instituição Padre Haroldo, Intersetorial São Quirino e os serviços públicos CRAS e CREAS de várias regiões, além da Emdec.

Pintura e muita informação na barraca da Intesetorial São Quirino e Rede Novas Atitudes.Com

Pintura e muita informação na barraca da Intesetorial São Quirino e Rede Novas Atitudes.Com

Atuante no Movimento Vida Melhor, que promove ações contra o trabalho infantil e a exploração sexual, Márcio Henrique Cristiano foi o animador do evento desta segunda-feira. “É preciso combater diariamente essa exploração, até que ela seja erradicada”, afirmou Márcio, sintetizando o espírito do movimento na praça onde já existiram dois grandes teatros e hoje foi palco de uma grande manifestação pela cidadania integral.

Márcio Cristiano: arte pela cidadania plena

Márcio Cristiano: arte pela cidadania plena

ONDE DENUNCIAR

Disque denúncia – 3236.3040 / 181 / 100

CMDCA – 3254.9263

Vara da Infância e Juventude – 3756.3527 / 3756.3528

Promotoria da Infância e Juventude – 3578.8370

Defensoria Pública – 0800.7701085

Delegacia da Infância e Juventude – 3276.0011

Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher – 3242.5003

Conselho Tutelar – 0800.7701085 / 3236.2959

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta