Capa » Campinas 250 anos » De novo calor passa dos 35C em Campinas: risco para abastecimento de água aumenta na região
De novo calor passa dos 35C em Campinas: risco para abastecimento de água aumenta na região
Rio Piracicaba em agosto: aumentou o tratamento de esgotos na região, mas ainda falta muito para a universalização (Foto José Pedro Martins)

De novo calor passa dos 35C em Campinas: risco para abastecimento de água aumenta na região

A temperatura continua alta na região e com isso aumenta o risco para o abastecimento de água nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Neste sábado, 17 de outubro, o calor chegou a 35,8 graus centígrados às 15h10 em Campinas, segundo o Cepagri/Unicamp – pouco abaixo do recorde de 37,4C de sexta-feira. A vazão do rio Atibaia em Valinhos, pouco antes da captação de água para Campinas, atingiu 5,85 metros cúbicos por segundo às 15h50. No mesmo horário a vazão do rio Piracicaba em Piracicaba marcou 17,02 metros cúbicos por segundo, menos de 10% de sua média histórica. O Cepagri avisa que o tempo continuará seco e com muito calor e a população deve redobrar os cuidados. A crise da água continua e pode se agravar.

O tempo permanece inalterado nos próximos 4 dias pelo menos em toda a região de Campinas e Sul de Minas, segundo o Cepagri. Predomínio de céu claro e muito sol com temperaturas elevadas. A Umidade Relativa do Ar continuará muito baixa, podendo ficar abaixo dos 20%, estado de alerta para o conforto humano.

À tarde pode haver formação de pontos com nuvens, mas sem perspectiva de chuvas. Nesses dias a temperatura máxima permanece elevada, ao redor dos 36/37C à tarde e a mínima fica nos 21/22C na madrugada. Haverá ventos Sul, fracos, com maior intensidade no final de tarde.

O Índice de Ultra Violeta permanece acima de 12, em escala que varia de zero até acima de 13. Essas condições podem se alterar apenas entre os dias 21 ou 22, com queda das temperaturas. A recomendação é para se evitar exposição direta ao sol ou para praticar exercícios entre 10:00 e 17:00 horas.

A liberação de águas do Sistema Cantareira para a região de Campinas-Piracicaba, nas bacias PCJ, prossegue muito baixa. Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, a vazão liberada para o PCJ foi de 3,50m³/s e a média do mês até ontem é de 1,97m³/s.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta