Capa » Ecodesenvolvimento » Governo federal amplia pacote ambiental com criação de parques nacionais e reserva
Governo federal amplia pacote ambiental com criação de parques nacionais e reserva
Proteção da biodiversidade é grande desafio para o Brasil (Foto José Pedro Martins)

Governo federal amplia pacote ambiental com criação de parques nacionais e reserva

O governo brasileiro ampliou o pacote ambiental, com a publicação nesta terça-feira, 14 de outubro, no Diário Oficial da União, de decretos criando a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (MG), com 38,1 mil hectares, e os parques nacionais da Serra do Gandarela (MG), com 31,2 mil hectares, e do Guaricana (PR), com 49,3 mil hectares. Foi igualmente ampliada em mais de 30 mil hectares a  Reserva Extrativista (Resex) do Médio Juruá (AM).

Na segunda-feira, dia 13, o Diário Oficial da União havia publicado a criação de três unidades de conservação no Pará. A Resex Marinha Mocapajuba tem cerca de 21 mil hectares em São Caetano de Odivelas. A Resex Marinha Mestre Lucindo, em Marapanim, soma 26,4 mil hectares de área. E a Resex Marinha Cuinarana, em Magalhães Barata, abrange área de 11 mil hectares.

O Brasil tem mais de 300 unidades de conservação federais, cobrindo 10% do território nacional. Em 2006 as unidades de conservação terrestres cobriam 8,0% (681.266 km2) do território nacional. Também existem hoje cerca de 600 unidades de conservação estaduais e 700 municipais.

O pacote ambiental, criando novas áreas protegidas no Brasil, é anunciado na semana em que está sendo realizada em Pyeongchang, na Coréia do Sul, a COP-12, décima segunda reunião dos países que assinaram a Convenção da Diversidade Biológica (CDB). A Convenção estipula que a criação de áreas protegidas é uma das medidas fundamentais para a proteção da biodiversidade. A divulgação também acontece entre dois turnos de eleições no Brasil.

 

Sobre José Pedro Soares Martins

Deixe uma resposta